Tempo estimado de leitura: 4 minutos
Neste domingo (20) o Parque do Ingá recebeu diversas atividades de educação ambiental dentro da campanha nacional ‘Um Dia no Parque’. As ações, realizadas pela Prefeitura de Maringá, por meio do Instituto Ambiental de Maringá (IAM), celebraram os 25 anos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação.
No Parque do Ingá, a programação reuniu exposição de projetos sustentáveis, como de compostagem doméstica e de abelhas nativas sem ferrão, além de trilha interpretativa pela unidade de conservação e observação de aves com o grupo Vem Passarinhar Paraná.
O prefeito Silvio Barros acompanhou as atividades no Parque do Ingá e destacou a importância das ações para proteção das áreas verdes. “O movimento ‘Um Dia no Parque’ convida as pessoas a estarem mais próximas das unidades de conservação. Com isso, ao trazermos a comunidade para o parque, promovemos a conscientização ambiental”, afirmou.
Durante a ação, equipes do Instituto Ambiental de Maringá realizaram a exposição de projetos sustentáveis e promoveram uma trilha interpretativa pelo Parque do Ingá a partir de elementos da paisagem, flora e fauna do local. A programação também contou com a presença do Pet Center Safari e do Criatório São Francisco, que abordaram temas como o tráfico de animais silvestres, a conservação da fauna nativa e a posse legalizada.

“No ‘Um Dia no Parque’, promovemos a divulgação para a comunidade de projetos de pesquisa e extensão que são realizados no parque, reforçando os objetivos da unidade de conservação como área de lazer em contato com a natureza, mas também de pesquisa científica, estudos e monitoramento ambiental”, destacou o diretor-presidente do IAM, José Roberto Behrend.
A coordenadora do Vem Passarinhar Paraná, Priscilla Esclarski, conduziu as atividades para observação de aves. Ela ressaltou a importância do movimento ‘Um Dia no Parque’ para resgatar o contato das pessoas com a natureza. “O afastamento da natureza prejudica nosso olhar conservacionista, já que passamos a nos ver como não dependentes da natureza, quando na verdade somos. Ao estarmos mais próximos das áreas verdes, somos sensibilizados à preservar, pois só é possível cuidar daquilo que nós conhecemos e valorizamos”, disse.
O diretor-executivo Cezar Couto levou as duas filhas para participarem da observação de aves e das atividades do ‘Um Dia no Parque’. “O Parque do Ingá é um equipamento público muito interessante para a cidade e que pode ser explorado cada vez mais. A observação de aves é uma dessas iniciativas, que permitem que a gente conheça o que tem no parque e a quantidade de pássaros que temos aqui no Centro da cidade”, afirmou.
Comentários estão fechados.