Abrasel diminuiu rivalidade e uniu empresários do setor de bares e restaurantes, diz Rafael Cecato

Segundo ele, a implantação da entidade na região mudou o relacionamento entre empresários, promovendo mais união e troca de experiências.

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    Antes de 2015, o clima no setor de bares e restaurantes em Maringá era marcado por uma concorrência intensa, muitas vezes considerada desleal. Foi o que contou Rafael Cecato, presidente da Abrasel Noroeste, em corte divulgado do podcast Ponto a Ponto. Segundo ele, a implantação da entidade na região mudou o relacionamento entre empresários, promovendo mais união e troca de experiências.

    “Eu percebia um nível concorrencial muito pesado, quase hostil. Quando fundamos a Abrasel aqui, senti que o segmento começou a ficar mais brando”, relatou Cecato. Para ele, a principal contribuição da entidade foi mostrar aos empreendedores que o setor poderia prosperar com colaboração, não apenas com competição.

    De acordo com o presidente da Abrasel, a aproximação entre empresários trouxe benefícios como parcerias, benchmarking e suporte mútuo diante dos desafios do mercado. “Você passa a ver o colega do ramo como alguém que pode te ajudar, com quem você pode aprender”, disse.

    Cecato acredita que o movimento associativo fortalece o segmento e oferece instrumentos importantes para enfrentar as oscilações de mercado, tornando a gestão mais profissional e menos solitária.

    Veja muito mais na entrevista completa

    O corte faz parte da entrevista disponível no podcast Ponto a Ponto, gravado no W Mark Estúdio. Para conferir a conversa completa e outros assuntos relevantes sobre o setor de bares e restaurantes, também sobre empreendedorismo, acesse o episódio na íntegra.

    Comentários estão fechados.