Sanepar instala novo sistema de vedação em bombas de captação de água em Maringá

Dispositivo instalado pela Sanepar melhora vedação das bombas no sistema de captação do Rio Pirapó e reduz tempo de manutenção.

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) instalou, nesta semana, o segundo selo mecânico bipartido em uma das bombas do sistema de captação de água do Rio Pirapó, em Maringá. Esse tipo de dispositivo tem como finalidade vedar as bombas, reduzindo perdas de água causadas pela alta pressão do sistema que conduz a água até a Estação de Tratamento (ETA).

    O selo mecânico bipartido permite substituição em cerca de 20 minutos, sem a necessidade de desmontar o motor da bomba, o que era necessário nos modelos tradicionais. Com isso, há uma redução no tempo de manutenção e nos custos associados a paradas operacionais, além da diminuição no risco de vazamentos.

    A instalação faz parte de um projeto iniciado há 15 meses, quando o primeiro dispositivo foi implementado em caráter experimental. Os resultados levaram à decisão de ampliar o uso da tecnologia.

    Após a nova instalação, a Sanepar promoveu um treinamento prático para equipes operacionais de Maringá e região, com o apoio de engenheiros da empresa fornecedora do selo. A capacitação incluiu orientações sobre os benefícios, funcionamento e procedimentos de instalação do dispositivo.

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de email não será publicado.