Queda de energia paralisa a captação de água no Rio Pirapó em Maringá. Produção parou por 5 horas

Por: - 31 de agosto de 2019
Estação de Tratamento de Água (ETA) está paralisada desde às 13 horas / Divulgação

A Sanepar informa que o temporal que passou por Maringá, no começo da tarde deste sábado (31/08), afetou a linha de transmissão da Copel, o que provocou a paralisação do fornecimento de energia na unidade de captação de água da empresa, no Rio Pirapó.

Sem energia, a Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada no Jardim Alvorada, ficou sem produzir água desde às 13 horas, o que provocou a redução do nível dos reservatórios.

Por volta das 18h20, em novo comunicado, a Sanepar informou que a captação, o tratamento e a distribuição de água foram retomados em Maringá.

A Copel finalizou o conserto na linha de transmissão danificada pelo temporal por volta das 18h. A longa paralisação no sistema reduziu os níveis dos reservatórios de água e afetaram o abastecimento na cidade.

As regiões mais atingidas foram o centro, Kakogawa, Miosótis, Jardim América, parte do Canadá, Zona 7, Jardim Universitário, Imperial, Cidade Nova e imediações.

A previsão é de que o sistema seja normalizado gradativamente, no decorrer da noite e madrugada deste domingo (1/9).

Em situações como esta, a orientação é para que os moradores usem racionalmente a água, evitando desperdícios.

A Sanepar reforça que os clientes que possuem caixa-d’água domiciliar podem não ser afetados pelo desabastecimento.

A empresa lembra que, de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade para atender as necessidades dos moradores por, no mínimo, 24 horas.

O reservatório domiciliar deve armazenar pelo menos 500 litros.

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

No aplicativo Sanepar Mobile os clientes também podem consultar falta d’água. É só baixar o aplicativo e cadastrar a matrícula do imóvel.

  • Reportagem atualizada às 18h50 deste sábado, com a informação sobre a retomada na captação de água. 

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.