Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Os gastos públicos no Brasil superaram a marca de R$ 2 trilhões desde o início de 2025 até esta terça-feira (21). O dado é exibido em um painel instalado na recepção da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), que contabiliza em tempo real as despesas dos governos federal, estaduais e municipais.
A ferramenta utilizada é o Gasto Brasil, desenvolvida pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) em parceria com a Associação Comercial de São Paulo. O objetivo é promover maior transparência sobre a gestão dos recursos públicos e incentivar a reflexão sobre a aplicação dos impostos pagos pela população.
Receba todas as nossas notícias pelo Whatsapp. Siga o Maringá Post pelo Instagram.
Além do painel, outra ação que visa conscientizar a sociedade é o Feirão do Imposto, evento realizado ao longo deste mês em Maringá pelo Copejem, conselho de jovens empresários da Acim. Durante o evento, são vendidos produtos com descontos que refletem a carga tributária, que pode ultrapassar 40%. Itens como chope, hambúrguer, sorvete e roupas participam da iniciativa.
O Feirão do Imposto é promovido há mais de 20 anos simultaneamente em diversas cidades brasileiras, sob coordenação da Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje).