Pint of Science Maringá começa nesta segunda (19) com ciência e cerveja em bares da cidade

Festival internacional movimenta bares da cidade entre 19 e 21 de maio, com temas científicos em linguagem acessível.

  • Tempo estimado de leitura: 5 minutos

    Você já ouviu que tudo é energia, que a mente cria a realidade ou que o gato está vivo e morto? Então “se prepare para separar os fatos científicos das frases de autoajuda com glitter quântico”. Essa é a promessa dos professores do Departamento de Física da UEM, Breno Ferraz de Oliveira e Ylla Grasielle dos Santos Alves. Eles são palestrantes do Pint of Science Maringá 2025, que ocorre de 19 a 21 de maio, em três bares da cidade.

    Na palestra desta segunda-feira, 19, os professores do Departamento de Tecnologia, do campus de Umuarama da UEM, Rodrigo Zunta Raia e Denise Silva de Aquino vão colocar água na boca do pessoal, mostrando que sabem tudo sobre a produção de cerveja. O bate-papo será na Hórus Cervejaria Artesanal.

    “Uma palestra feita para curiosos, apaixonados por cerveja e iniciantes que querem conhecer o que há por trás de cada gole. Se você acha que cerveja é só abrir a garrafa e brindar, essa palestra vai virar seu copo — e sua cabeça. Bora embarcar nessa jornada?”, convida o professor Raia.

    Na terça-feira, 20, a discussão do Pint of Science Maringá será no RedCor Cervejaria Fábrica Bar. Na pauta: “A Natureza é a solução”. Trata-se de uma palestra de mãe e filha. No palco: a arquiteta Fernanda Maróstica, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (IPPLAM), e a bióloga Lídia Maróstica, membro do Conselho Regional de Biologia do Paraná.

    “Vamos dar dicas de como a natureza pode nos ajudar a enfrentar os desafios urbanos da atualidade”, anuncia Fernanda.

    Na quarta, 21, os professores de física vão pedir: “Garçom, mais um quantum, por favor!”. Nesta palestra, vai ser possível conhecer o que é física quântica de verdade. “Tudo isso sem precisar de doutorado ou incenso. Vamos falar sobre como elétrons dançam entre ser onda e partícula – e não, não é porque estão no TikTok; porque ‘observar’ uma partícula não tem nada a ver com ‘pensar positivo’; e o que Einstein achava de tudo isso. Se você é curioso, gosta de ciência ou só quer entender de uma vez o que tem a ver física quântica com seu horóscopo, não deixe de ir encontrar a gente”, anuncia o professor Breno.

    O que é o Pint?

    A iniciativa é um verdadeiro festival de ciência. Reúne pesquisadores e especialistas em bares e restaurantes para discutir assuntos relevantes em diversas áreas do conhecimento. Com o lema “Um Brinde à Ciência”, o evento acontece anualmente em diversas cidades do Brasil e é parte do Festival Pint of Science, organizado simultaneamente em mais de 25 países. A primeira edição foi em 2012, na Inglaterra, e chegou ao Brasil em 2015. Desde então, o festival vem crescendo e ganhando destaque em todo o país.

    O Pint of Science Brasil ocorre em 169 cidades este ano. É organizado por mais 300 pessoas, entre cientistas, entusiastas e apoiadores. A parceria com diversas universidades e instituições de pesquisa, bem como com a mídia e patrocinadores, tem sido fundamental para o sucesso do festival nos últimos anos. A expectativa é que cerca de 25 mil pessoas compareçam às atividades em 2025.

    Em Maringá, a organização é da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A coordenadora do Pint na cidade, Carla Pavanelli, lembra que “mais de 30 pessoas, entre pós-graduandos, professores e técnicos da UEM, fazem parte da organização do evento em Maringá”. A bióloga é coordenadora do Programa de Pós-Graduação de Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (PEA), da UEM.

    Para realizar o Pint, o PEA tem parceria com o Núcleo de Pesquisa em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupélia); e do Programa de Pós-graduação em Biologia Comparada (PGB), todos vinculados ao Centro de Ciências Biológicas (CCB), da UEM.

    Serviço

    Dia 19 de maio – 19h
    Tema: “Do Grão ao Gole: Revelando os Segredos e Sabores da Cerveja Artesanal”
    Local: Hórus Cervejaria Artesanal – R, Néo Alves Martins, 1552, zona 1
    Palestrantes:
    Rodrigo Zunta Raia – UEM
    Denise Silva de Aquino – UEM

    Dia 20 de maio – 19h
    Tema: A Natureza é a solução! Como o ambiente natural pode nos ajudar a enfrentar os desafios urbanos da atualidade
    Local: RedCor Cervejaria Fábrica Bar – Av. Morangueira, 821 – Vila Esperança
    Palestrantes:
    Fernanda Beatriz Maróstica – IPPLAM
    Lídia Maria da Fonseca Maróstica – CRBio-7

    Dia 21 de maio – 19h
    Tema: Garçom, mais um quantum, por favor!
    Local: Atari Bar – Av. Prudente de Morais, 945 – Zona 7
    Palestrantes:
    Breno Ferraz de Oliveira – DFI/MUDI – UEM
    Ylla Grasielle dos Santos Alves – DFI- UEM

    Comentários estão fechados.