Como se faz cerveja? Tema será destaque no primeiro dia do Pint of Science em Maringá

Festival internacional movimenta bares da cidade entre 19 e 21 de maio, com temas científicos em linguagem acessível.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    O Pint of Science 2025 chega a Maringá entre os dias 19 e 21 de maio, com palestras em três bares da cidade. O evento internacional busca aproximar ciência e sociedade, promovendo discussões científicas em ambientes descontraídos.

    A abertura será na segunda-feira (19), às 19h, com uma palestra sobre produção de cerveja. O tema será apresentado pelos professores Rodrigo Zunta Raia e Denise Silva de Aquino, do Departamento de Tecnologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) – campus Umuarama.

    Na conversa, o público poderá entender as etapas da fabricação da cerveja, os ingredientes utilizados, e como se formam os aromas e sabores da bebida. A proposta é apresentar o processo de forma clara e acessível para curiosos e apreciadores.

    A programação segue na terça-feira (20), no RedCor Cervejaria Fábrica Bar. A arquiteta Fernanda Maróstica, do IPPLAM, e a bióloga Lídia Maróstica discutem o tema “A Natureza é a solução”, com foco em soluções baseadas na natureza para desafios urbanos.

    Na quarta-feira (21), o Atari Bar recebe a última palestra do festival em Maringá. Os professores de Física da UEM, Breno Ferraz de Oliveira e Ylla Grasielle dos Santos Alves, falarão sobre física quântica de maneira descomplicada, com o tema “Garçom, mais um quantum, por favor!”.

    A coordenação local do evento é da professora Carla Pavanelli, do Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (PEA/UEM). Mais de 30 pessoas da universidade participam da organização em Maringá.

    O Pint of Science é realizado simultaneamente em 25 países e, no Brasil, estará presente em 169 cidades em 2025. Criado em 2012, no Reino Unido, o festival chegou ao Brasil em 2015 e tem como lema “Um brinde à ciência”.

    Em Maringá, a realização é feita pelo PEA, o Nupélia (Núcleo de Pesquisa em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura) e o Programa de Pós-graduação em Biologia Comparada (PGB), todos vinculados ao Centro de Ciências Biológicas da UEM.

    Image 1 12
    Foto: Pint 2024_Bar Atari

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de email não será publicado.