Selo Clima Paraná Cidades: Maringá recebe certificação por boas práticas ambientais e sociais

O reconhecimento foi entregue pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    Nesta terça-feira (13), o município de Maringá foi contemplado com o Selo Clima Paraná Cidades, um reconhecimento do Governo do Paraná às boas práticas ambientais e sociais implementadas na cidade.

    A certificação foi entregue pelo secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, ao prefeito Silvio Barros, durante evento na Expoingá.

    O selo destaca organizações que assumem o compromisso voluntário de reduzir a emissão de carbono e adotar medidas de ESG (meio ambiente, responsabilidade social e governança) no combate às mudanças climáticas. Esta é a primeira vez que Maringá recebe o Selo Clima Paraná Cidades, relativo a 2024, uma categoria criada em 2023. Anteriormente, a cidade havia sido premiada consecutivamente de 2021 a 2023 na área “Modelo de Gestão Pública em Sustentabilidade”.

    O prefeito Silvio Barros agradeceu a presença do secretário Rafael Greca e destacou sua trajetória como referência em sustentabilidade. 

    “Vamos fazer o nosso trabalho em Maringá para mitigação dos impactos climáticos. Daqui para frente, os prédios públicos de Maringá deverão ter no edital do projeto e da execução da obra a exigência de serem carbono neutro. Também vamos implantar o projeto para transformar nosso lixo em insumo para indústrias, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa para atmosfera.”

    Durante a cerimônia, Rafael Greca ministrou uma palestra sobre sustentabilidade para alunos do Colégio Estadual Basílio Itiberê e da Escola Municipal Rosa Palma Planas.  “A entrega deste selo significa dizer que Maringá é uma cidade que respeita e ama o clima. Esse respeito ao clima faz de Maringá essa cidade tão importante”, disse. 

    A presidente da Sociedade Rural de Maringá, Maria Iraclézia de Araújo, ressaltou as iniciativas sustentáveis da Expoingá, como a usina de energia renovável e o sistema de reciclagem, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. 

    “Temos uma usina de energia renovável e um ambiente de reciclagem aqui dentro do parque de Exposições. Cumprimos os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU”, afirmou Iraclézia ressaltando as ações da Expoingá em prol da sustentabilidade”.

    A presidente da Câmara, vereadora Majô, reforçou a importância da pauta ambiental. “Sustentabilidade não é mais uma tendência, mas uma urgência para se debater. Conquistar esse selo mostra que é possível nós termos uma cidade que se desenvolve e cresce, mas não esquece do meio ambiente, que é tão importante para todos nós.”

    Visita a projetos ambientais
    Após a entrega do selo, Rafael Greca conheceu o estande da Prefeitura de Maringá na Expoingá, onde foram apresentadas ações do Instituto Ambiental de Maringá (IAM), como o “Recanto das Abelhas”, que promove a conservação de abelhas nativas sem ferrão em parques como o Ingá e o Alfredo Nyffeller.

    Participantes do evento

    Estiveram presentes a vice-prefeita Sandra Jacovós, os vereadores Uilian da Farmácia, Diogo Altamir da Lotérica e Professora Ana Lucia, além de secretários municipais e outras autoridades.

    Comentários estão fechados.