UEM pagará R$ 1,3 milhão na substituição de sistema de distribuição de energia

Nesta segunda-feira (7), aulas da instituição no campus de Maringá foram suspensas após um problema no fornecimento de energia ocorrido no domingo (6). De acordo com a Universidade, um novo transformador está sendo instalado e a expectativa é de que as aulas retornem já na terça-feira (8).

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    A Universidade Estadual de Maringá (UEM) pagará cerca de R$ 1,3 milhão na substituição do atual sistema de distribuição de energia elétrica. A informação foi dada pela própria instituição, após as aulas no campus de Maringá serem suspensas nesta segunda-feira (7) pela falta de luz nas instalações. O problema foi identificado no domingo (6) e afetou a realização do processo seletivo online para vagas remanescentes.

    Em entrevista ao Maringá Post, o assessor de imprensa da UEM, Lucio Rosas, explicou que a Universidade realizou a aquisição de um novo transformador ainda em 2024. A expectativa é de que o equipamento novo chegue ao local no dia 18 de maio e, após isso, leve cerca de duas semanas para ser instalado, o que deverá sanar os problemas no fornecimento de energia do local.

    Até lá, a instituição tem investido em manutenções preventivas do atual sistema. Um transformador reserva está sendo instalado nesta segunda (7) e há a expectativa de que as aulas possam retornar já na terça (8).

    “Nós identificamos que nosso sistema atual já vinha apresentando alguns problemas quanto à questão de equipamentos e, em 2024, nós fizemos então uma licitação pra compra de uma nova subestação para resolver o problema da queda de energia. De lá pra cá, nós estamos fazendo as manutenções, estávamos no atual sistema, tanto é que no sábado nós fizemos já uma manutenção corretiva para preparar a rede de energia da Universidade para a chegada do novo sistema”, afirmou Rosas.

    De acordo com o assessor de comunicação, o corte no fornecimento de luz no campus no fim de semana foi identificado após um vendaval ocorrido na noite de sábado (5). Ainda no fim de semana, as equipes já iniciaram a manutenção do sistema e a instituição providenciou a instalação de um novo equipamento.

    “Então logo que isso foi identificado, a Universidade já entrou em contato com a sua equipe, mais empresas que fazem as manutenções da nossa rede elétrica, para fazer a recuperação do atual transformador. Porém, a gente já conseguiu um outro que será instalado ainda hoje (segunda), para garantir a volta da energia e, consequentemente, as atividades acadêmicas e administrativas”, disse.

    A UEM ainda não definiu a nova data de realização do processo seletivo online para as vagas remanescentes, que deveria ter ocorrido no domingo (6). Conforme a Universidade, os candidatos serão comunicados via e-mail e com antecedência quando o calendário for definido.

    Comentários estão fechados.