Governo oficializa criação do Comando Regional do Corpo de Bombeiros em Maringá

Decreto assinado pelo governador Ratinho Junior nesta segunda-feira (31) visa melhorar gestão e eficiência operacional do Corpo de Bombeiros no Noroeste do Paraná.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (31) o decreto nº 9.370/2025, que formaliza a criação do 4º Comando Regional do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) em Maringá. A medida faz parte de um plano estadual para descentralizar e aprimorar a administração das unidades operacionais e administrativas da corporação em todo o estado.

    Ampliação dos Comandos Regionais

    Com o novo decreto, o Paraná amplia para cinco o número total de comandos regionais dos Bombeiros. Além de Maringá, Ponta Grossa também ganha uma unidade regional (5º Comando Regional). Anteriormente, apenas Curitiba (1º), Londrina (2º) e Cascavel (3º) possuíam comandos regionais.

    A criação das novas unidades é uma resposta à necessidade de descentralizar a gestão administrativa, financeira e operacional, permitindo maior eficiência e rapidez nas respostas às demandas locais.

    Abrangência do Comando Regional de Maringá

    O 4º Comando Regional, sediado em Maringá, ficará responsável por supervisionar diretamente o 5º Batalhão local, além das Companhias Independentes situadas em Umuarama (2ª Companhia), Cianorte (4ª Companhia) e Paranavaí (5ª Companhia).

    Segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, o novo comando proporcionará uma melhor distribuição dos serviços e uma gestão mais eficiente. “Com a criação do 4º Comando Regional em Maringá, as questões administrativas e operacionais serão gerenciadas com maior eficácia, beneficiando toda a população da região”, destacou.

    Próximos passos e estrutura física

    Com a oficialização por meio do decreto, o Corpo de Bombeiros do Paraná agora planeja as próximas etapas, que incluem a promoção e a designação dos oficiais e praças para ocuparem as vagas recém-criadas pela lei estadual nº 22.316/2025.

    Inicialmente, o 4º Comando Regional de Maringá funcionará nas dependências atuais do 5º Batalhão, com previsão de construção futura de uma sede própria. A expectativa é de que a nova estrutura já esteja plenamente operacional até o fim do primeiro semestre de 2025.

    Fortalecimento da segurança pública

    Para o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, a criação dos novos comandos regionais é um avanço significativo na segurança pública do Paraná. “Essa expansão reflete o compromisso do governo estadual em fortalecer a atuação dos bombeiros militares, garantindo melhor atendimento às comunidades e uma gestão mais eficiente”, ressaltou.

    Comentários estão fechados.