Maringá terá fábrica de envase de vacinas no Parque Tecnológico do Tecpar

A cidade de Maringá receberá uma fábrica de envase de vacinas no Parque Tecnológico do Tecpar, fruto de uma parceria com a Sinovac Biotech. A unidade também deverá produzir medicamentos e insumos farmacêuticos.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    Maringá será sede de uma nova fábrica de envase de vacinas no Parque Tecnológico da Saúde do Tecpar. O acordo para a instalação da unidade foi assinado nesta sexta-feira, 21, com a biofarmacêutica Sinovac Biotech, conhecida pelo desenvolvimento do primeiro imunizante contra a Covid-19 disponível no Brasil.

    A parceria inclui o envase de vacinas como a varicela, pneumo 23, poliomielite e raiva humana, com propostas de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) enviadas ao Ministério da Saúde. Além das vacinas, o Tecpar também está trabalhando para viabilizar a produção de Alfaepoetina, medicamento usado no tratamento da anemia associada à insuficiência renal crônica.

    A ministra da Saúde, Nísia Trindade, mencionou o compromisso do Governo Federal em apoiar iniciativas como essa, com investimentos em laboratórios públicos, incluindo o Tecpar, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no valor de R$ 1,7 bilhão.

    Apesar da necessidade de aprovação das propostas, o Tecpar já garante a produção da vacina contra a raiva humana, com a mesma tecnologia utilizada na produção da vacina contra a raiva animal, que o laboratório fabrica há mais de 40 anos. A unidade também será um centro de pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos e insumos farmacêuticos, com a colaboração de instituições de ensino da região.

    A construção da unidade está sendo realizada em um terreno de 95 mil metros quadrados no Parque Industrial de Maringá, com um investimento inicial de R$ 24 milhões do Governo do Estado. O projeto também inclui a instalação de infraestrutura básica, como asfaltamento e construções administrativas.

    Além disso, o Governo do Paraná formalizou recentemente um protocolo de intenções com a Astra Medical Supply para a instalação de uma unidade voltada à produção de fórmulas nutricionais no local.

    Comentários estão fechados.