Tempo estimado de leitura: 2 minutos
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) iniciou a instalação de novos monitores na central de câmeras do câmpus sede. A ação faz parte do contrato de R$ 8,8 milhões para modernização do sistema de segurança, que inclui a substituição de equipamentos antigos, ampliação do monitoramento e manutenção das câmeras.
Atualmente, o câmpus de Maringá conta com 159 câmeras, das quais 30 estão inoperantes. Com a instalação de 576 novos equipamentos, o total passará para 735 câmeras. No Hospital Universitário (HU), serão 457 dispositivos. Em todos os câmpus da UEM, a universidade contará com 1.746 câmeras de segurança.
A central de monitoramento passa a operar com 12 monitores de 49 polegadas, substituindo nove televisores de 40 polegadas. A modernização do sistema também prevê a ampliação da equipe de operadores e a integração com sistemas externos, como leitura de placas de veículos e reconhecimento facial nos portões de acesso.
As câmeras serão instaladas em locais estratégicos, como passarelas de pedestres, blocos e portões. Além disso, o datacenter, responsável pelo armazenamento das imagens, receberá reforço energético com geradores. O contrato tem duração de três anos, e a previsão é que todo o sistema esteja em funcionamento até outubro de 2025.
Desde a implementação do monitoramento por câmeras em 2018, o número de ocorrências na UEM reduziu de 100 para 30 por ano, uma queda de 70%. As principais ocorrências registradas envolvem colisões de veículos e furtos de bicicletas e automóveis.