Tempo estimado de leitura: 2 minutos
O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário da UEM está enfrentando dificuldades com o estoque de leite, que atualmente está em apenas um terço do necessário para atender a demanda. A unidade é responsável por fornecer leite materno para a UTI Neonatal do Hospital Universitário e para outras instituições de saúde da 15ª Regional de Saúde, como a Santa Casa de Maringá, Hospital Paraná e Hospital Bom Samaritano, além de atender a Santa Casa de Paranavaí.
De acordo com a coordenadora do BLH, Christyna Beatriz Genovez Tavares, a média de doações no último ano foi de 250 mulheres doadoras por mês, mas o ideal seria um número entre 300 e 350, o que corresponderia a 300 litros de leite mensais. Isso garantiria o atendimento adequado de 100 a 120 prematuros mensalmente.
O processo para se tornar doadora é simples: as mulheres devem ter excedente de leite e estar em boa saúde. O BLH realiza coletas em diversos pontos da região de Maringá e também agendamentos pelo WhatsApp (44) 99900-4692. Para garantir a qualidade, a equipe do Banco de Leite prefere fazer a coleta diretamente nas casas das doadoras, utilizando caixas térmicas para o transporte adequado.
As doadoras de cidades mais distantes de Maringá podem entrar em contato com as Secretarias Municipais de Saúde para agendar a doação.
Comentários estão fechados.