Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Assessoria de Imprensa
O prefeito eleito, Silvio Barros (Progressistas), confirmou o nome da escritora maringaense Olga Maria Agulhon como secretária de Políticas Públicas para Mulheres, a partir de janeiro de 2025. O anúncio foi feito por meio das redes sociais, nesta segunda-feira (16). Agulhon já compôs o secretariado de gestões anteriores e, nas eleições municipais deste ano, foi candidata a vereadora pelo Podemos.
Durante o anúncio, Barros lembrou que a pasta, então denominada Secretaria da Mulher, foi criada em fevereiro de 2005, ainda no começo de sua primeira gestão como prefeito de Maringá. “Então, esta é uma secretaria muito especial pra mim. Naquele momento, entendemos a importância de criar um espaço que garantisse os direitos existentes, combatendo a violência. Agora, além disso, é uma pasta dedicada à metade da população da nossa cidade e que precisa, cada dia mais, fortalecer e conscientizar sobre as políticas públicas, garantindo uma atuação efetiva em defesa das mulheres”, ressaltou o prefeito eleito.
“A Olga é parceira nossa. Já foi secretária em governo do Progressistas. Ela tem experiência, liderança e credibilidade junto aos maringaenses e, por isso, está pronta para a responsabilidade de assumir esta secretaria tão importante”, argumentou Barros.
Olga Agulhon é pedagoga e especialista em Literatura Brasileira pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Filha de pioneiros, é produtora rural e chegou a compor o Conselho de Administração da Cocamar Cooperativa Agroindustrial. Na Literatura, publicou quatro livros, fundou e presidiu a Academia de Letras de Maringá (ALM), onde ocupa a cadeira de número 24, cuja patrona é Lygia Fagundes Telles. Também é membro da seção maringaense da União Brasileira de Trovadores (UBT), da seção paranaense da Academia de Letras do Brasil, e da Academia Paranaense da Poesia.
Na vida pública, Agulhon foi professora da rede municipal de ensino. Atuou como secretária da Mulher, em 2012, e secretária de Cultura, entre 2014 e 2016. Nas eleições de 2024, foi candidata a vereadora pelo Podemos, terminando o pleito com 951 votos.
“Conheço a secretaria e tenho noção de quais são as principais demandas. Darei o meu melhor para que as mulheres sejam acolhidas e atendidas da forma mais adequada”, afirmou a futura titular da pasta. “Assim como os maringaenses, quero que a cidade se torne cada vez melhor, inclusive, com menos violência contra as mulheres”, concluiu.
Comentários estão fechados.