Tempo estimado de leitura: 2 minutos
O 4º Levantamento do Índice de Infestação do Aedes Aegypti (Lira) de 2024, divulgado pela Prefeitura de Maringá nesta terça-feira (10), registrou um índice de 2,3%, considerado risco médio. Os dados foram coletados entre os dias 4 e 9 de novembro e indicam uma situação de risco elevado para o próximo ano, especialmente com a chegada do período chuvoso.
A cidade foi dividida em cinco regionais, todas com índices acima de 1%, apontando risco médio. Os índices variaram entre 1,1% e 3,1%, sendo a Regional 1 a mais afetada, com 3,1%. Já a Regional 4 apresentou o menor índice, de 1,1%. O levantamento também revelou os índices de infestação por Unidade Básica de Saúde, destacando a UBS Paraíso, com 4,7%, como a mais afetada, seguida pela UBS Céu Azul (4,65%) e São Silvestre (4,35%).
Os criadouros mais comuns foram identificados em pequenos dispositivos móveis, como vasos e frascos com água (40,1%), seguidos por resíduos como garrafas e latas (34,9%). O levantamento completo será utilizado para definir ações de combate à dengue nas áreas mais afetadas.
Comentários estão fechados.