Tempo estimado de leitura: 6 minutos
Nos dias 07, 19 e 20 de dezembro, o Curso de Artes Cênicas – Licenciatura em Teatro da Universidade Estadual de Maringá (UEM) realiza mais uma edição da Mostra de Egressos/as de Artes Cênicas (MEAC).
A segunda edição, fruto da parceria entre o curso de Artes Cênicas – Licenciatura em Teatro da UEM, a Diretoria de Cultura da UEM e o Centro de Ciências Humanas Letras e Artes (CCH-UEM), traz como protagonistas o artista Leonardo Fabiano e a artista, bailarina e educadora corporal Ana Clara Poltronieri, egresso e egressa do curso de Artes Cênicas – Licenciatura em Teatro da UEM.
A Mostra de Egressos/as de Artes Cênicas (MEAC) nasceu do desejo de apoiar e difundir a produção profissional de artistas-docentes-pesquisadores/as formados/as pelo curso de Artes Cênicas – Licenciatura em Teatro da UEM. Atrelado a esse desejo, está o fomento à produção artística na cidade de Maringá e região. A presente edição traz em sua programação um espetáculo e uma oficina, ambos com entradas gratuitas:
ESPETÁCULO: Dizer Lene – Com Leonardo Fabiano
Data: 07/12/24 às 19h30
Local: TUM – Teatro Universitário de Maringá (Universidade Estadual de Maringá, bloco O-08)
Classificação indicativa: livre.
Ingressos gratuitos distribuídos 30 min. antes do espetáculo.
Espetáculo com tradução em libras.
Sinopse
Entre memórias e devaneios, um ator tenta manter viva a figura da sua avó, que se une a outras figuras, reais ou não, para discutir assuntos como saudade, perda, morte, lembranças e a fragilidade da vida. Com direção de Ludmila Castanheira, que também assina cenografia e a sonoplastia e texto de Lua Lamberti.
A obra ainda conta com interpretação de Libras com Franciele Lopes, que se insere na obra como parte da construção cênica. DIZER LENE se debruça em memórias, saudades e lembranças da avó de Leonardo (Léo), Dirlene (Lene), que em meio as pesquisas de construção da obra se misturam as memórias de muitas outras avós de membros do projeto, como as avós da diretora, da dramaturga e da intérprete de Libras, além ainda de invocar figuras fictícias por meio das práticas de escrita de diários.
A peça é um mergulho no universo das avós, é compreender que as avós são muitas, são diversas e transcendem inclusive esse pressuposto alegórico de serem avós de alguém. É um convite para nos lembrarmos, invocar memórias e as desenhar da forma que melhor abrace a saudade. Lene foi muitas coisas, Lene são muitas e Lene será sempre lembrada por ser.
Ficha técnica
Direção: Ludmila Castanheira. Dramaturgia: Lua Lamberti. Atuação: Leonardo Fabiano. Intérprete de Libras: Francielle Lopes. Tradutora e consultora de Libras: Danielle Miki F. Bózoli. Produção: Leonardo Fabiano. Cenografia (concepção): Ludmila Castanheira. Cenografia (confecção): Fernando Ponce, Joziana Fabiano, Leonardo Fabiano, Lua Lamberti, Letícia Belmont e Ludmila Castanheira. Crocheteira: Maria Antonia Lamberti. Iluminação: Victor Lovato. Figurino (concepção): Ludmila Castanheira. Figurino (confecção): Vitória Campanari. Foto: Rafael Macri.
OFICINA: Corpar o Ser – Práticas de Movimento, com Ana Poltronieri
Data: 19 e 20 de dezembro, das 19h às 21h
Local: sala 5 do bloco A34 da Universidade Estadual de Maringá
Classificação indicativa: 16 anos.
Inscrições gratuitas de 01 a 17/12, via formulário on-line. Máximo de 30 vagas.
Sinopse:
Corpar o ser – práticas de movimento tem como intuito dar corpo a subjetividade de cada ser através da Dança contemporânea e educação somática com os princípios da TÉCNICA KLAUSS VIANNA. Serão trabalhados os princípios e tópicos da técnica Klauss Vianna, além de exercícios que provoquem a autonomia, anatomia em movimento, improvisação e consciência corporal.
Através de exercícios guiados o que se busca é a escuta do corpo em movimento trazendo consciência para um corpo do dia a dia ou para o corpo cênico. O/a aluno/a é estimulado/a a, através do processo, entrar em um estado de presença de si, do outro, do ambiente e da cena, estando em cena, fazendo da percepção uma ação constante para criação de novos movimentos.
A oficina a atores/atrizes, bailarinos/as, educadores/as corporais, fisioterapeutas, professores/as de educação física e demais pessoas interessadas, essa prática é aberta a todos/as e não é necessário conhecimento prévio para participar.
Esta oficina é um projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura – Governo Federal.
Sobre a ministrante:
Ana Clara Poltronieri é bailarina, artista e educadora corporal, desenvolve sua pesquisa de corpo com base na improvisação e na consciência corporal através de técnicas de educação somática, dança contemporânea, dança acrobática, yoga e empoderamento feminino pela libertação de crenças e padrões limitantes impostos pela sociedade machista e misógina. É formada em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Maringá e concluiu o programa interdisciplinar em dança pela escola italiana Art Factory International – Dance Start Up (Bolonha – ITA) e o percurso Modem da Compagnia Zappalá Danza (Sicilia – ITA). Cursou o programa de Especialização em Técnica Klauss Vianna pela PUC – SP. Co-idealizadora da CIA DUO DUE uma Cia de dança independente que transita entre São Paulo e Maringá – PR apresentando seus espetáculos e dando oficinas e workshops.
Para acompanhar a MEAC e as demais ações do curso de Artes Cênicas, siga o perfil @a.c.uem no instagram.
Comentários estão fechados.