Padre Roberto Takeshi Kuriyama morre em Maringá aos 81 anos

O velório de padre Roberto Takeshi Kuriyama acontece a partir das 15h desta quarta-feira (27) na Catedral de Maringá.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    O padre Roberto Takeshi Kuriyama, 81 anos, faleceu na madrugada desta quarta-feira (27), em Maringá. Ele estava internado na UTI da Santa Casa devido a complicações de uma pneumonia broncoaspirativa e insuficiência respiratória. O sacerdote havia sido hospitalizado no dia 10 de outubro, após sofrer uma queda que resultou na fratura do fêmur.

    O velório acontece a partir das 15h desta quarta-feira (27), na Catedral de Maringá. Na quinta-feira (28), será celebrada uma missa de corpo presente às 14h, seguida do sepultamento às 15h no Cemitério Rainha da Paz.

    Uma vida dedicada ao Evangelho

    Nascido em Londrina, no dia 4 de agosto de 1942, padre Roberto ingressou no Seminário Rainha dos Apóstolos, em Curitiba, onde concluiu seus estudos de Filosofia em 1965 e Teologia em 1968. Sua ordenação presbiteral ocorreu em 8 de dezembro de 1971, na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, em Maringá, sob a imposição das mãos de Dom Jaime Luiz Coelho.

    Ao longo de sua trajetória, padre Roberto se destacou pelo serviço pastoral em diversas comunidades: foi pároco em Floraí (1974-1981), Mandaguaçu (1981-1988), Cruzeiro do Sul (1990-1997) e Nova Esperança (1999-2004). Entre seus marcos, destaca-se sua missão catequética no Japão, em 1972, e o trabalho com a comunidade brasileira naquele país em 1998.

    Nos últimos anos, após enfrentar limitações físicas decorrentes de um acidente automobilístico em 2010, que afetou sua memória, padre Roberto residia na Casa de Acolhida, anexa à residência episcopal em Maringá.

    Homenagens

    A Arquidiocese de Maringá e fiéis da região destacam o legado de padre Roberto como exemplo de fé e dedicação ao próximo. O sacerdote deixa uma marca profunda em todas as comunidades onde atuou ao longo de mais de 50 anos de sacerdócio.

    “A Arquidiocese de Maringá agradece ao padre Roberto por toda vida doada ao anúncio do Evangelho. Neste momento de sua páscoa definitiva, manifestamos nossas condolências aos familiares e amigos deste querido presbítero. Dai-lhe, Senhor, o descanso eterno, e que brilhe para ele a Vossa luz”, diz a nota oficial.

    Comentários estão fechados.