Inclusão no esporte: Maringá realiza Festival Paralímpico para crianças com ou sem deficiência

O objetivo do evento é criar um ambiente inclusivo para que todas as pessoas possam participar das práticas esportivas.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    Neste sábado (21), o Centro de Referência Paralímpico de Maringá sediou a 5ª edição do Festival Paralímpico, um evento que promove a inclusão e a vivência de diversas modalidades esportivas entre crianças e adolescentes, com e sem deficiência.

    O festival em Maringá, que ocorreu das 8h30 às 12h, faz parte de uma grande mobilização nacional do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que neste ano registrou um número recorde de inscrições: mais de 21 mil crianças e adolescentes em todo o país.

    Segundo Aryelle Malheiros Caruzzo, coordenadora do Centro de Referência Paralímpico de Maringá e organizadora do evento, aproximadamente 200 crianças e adolescentes participaram do Festival Paralímpico de Maringá deste ano. O objetivo é criar um ambiente inclusivo para que todas as pessoas possam participar das práticas esportivas.

    “O Festival Paralímpico é um evento onde crianças e adolescentes, jovens, com e sem deficiência, brincam juntos. E a inclusão é favorecida no processo de que todos estão ali para desempenhar as mesmas atividades, dentro das suas limitações, dentro das suas habilidades”, explica Aryelle.

    O Centro de Referência Paralímpico de Maringá trabalha para promover e disseminar o esporte para crianças e adolescentes com deficiência, assegurando que todos os participantes recebam atendimento adequado às suas necessidades.

    Além de realizar eventos como o Festival Paralímpico, o centro colabora com associações esportivas de Maringá e região para identificar e treinar jovens talentos, criando um caminho para aqueles que aspiram ao alto rendimento.

    Aryelle também ressaltou a importância de não resumir a pessoa à sua deficiência: “Quando a gente olha para a nomenclatura ‘pessoa com deficiência’, a deficiência tem que ficar em segundo plano para que a gente consiga todos os potenciais do indivíduo. Então seria nessa direção que eu entendo a importância de um evento como esse.”

    O Festival Paralímpico, que aconteceu em 120 núcleos espalhados pelas 27 unidades federativas, é um passo importante na conscientização sobre o potencial das pessoas com deficiência, desafiando estigmas e promovendo um olhar positivo sobre suas capacidades. O evento é uma celebração da diversidade e da força do espírito esportivo, reunindo famílias e comunidades em torno de um ideal de inclusão.

    Comentários estão fechados.