Tempo estimado de leitura: 5 minutos
O advogado e professor universitário Alaércio Cardoso, 62 anos, receberá o título de Cidadão Benemérito de Maringá nesta quinta-feira (23), às 19 horas, durante a Sessão Solene de Outorga no plenário da Câmara Municipal de Maringá.
A proposição é do vereador e vice-presidente do Legislativo, Mario Verri, com coautoria dos vereadores Altamir Antônio dos Santos, Professora Ana Lúcia e Belino Bravin Filho.
Filho do comerciante português radicado no Brasil Manoel de Matos Cardoso (faleceu em 1986), e de Nanci Cardoso, falecida em Maringá no ano de 2011, Alaércio Cardoso é natural de Paranavaí, passou a infância e juventude em Santa Mariana (Norte Pioneiro) e veio jovem a Maringá estudar nos anos 1980, escolhendo a cidade para iniciar e concluir sua formação universitária, fazer carreira e formar família. É marido da Vânia Azevedo Cardoso e pai da Marina Azevedo Cardoso.
Chegando a Maringá, ganhou abrigo da avó, pioneira do município e que por décadas morou numa casa de madeira na Rua Campos Sales. Professores de Alaércio Cardoso lembram dele como um jovem astuto, responsável, extremamente dedicado aos estudos e que não se esmaecia com a dura rotina de aulas, estágios, obrigações com o Tiro de Guerra e desafios financeiros da época.
Como tantos alunos e ex-alunos da Universidade Estadual de Maringá (UEM), ele fazia diariamente refeições no famoso bandejão do Restaurante Universitário, onde os acadêmicos podem almoçar e jantar a preços módicos. Os livros emprestados na Biblioteca Central da UEM foram determinantes para a formação deste hoje brilhante advogado e exímio docente do ensino jurídico.
Advogado com sólida experiência e reputação ilibada, mantém escritório de advocacia e atua como professor universitário na Universidade Cidade Verde (UniCV) e UEM.
Aliás, é um dos professores da UEM com carreira mais longeva, lecionando na instituição pública há 38 anos, tendo passagens ainda como Chefe do Departamento de Direito Privado e Processual, coordenador do curso de Direito e participação no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e no Conselho Universitário.
Teve ainda passagens por outras instituições de ensino, entre elas a extinta PUC Maringá e Faculdade Maringá.
Operador do Direito Civil
Atuante no mundo jurídico e com quase 40 anos de carreira, Cardoso trabalha especialmente na área do Direito Civil como advogado e na docência. Na Prefeitura de Maringá, foi Procurador Geral do Município de 2001 a 2003 e Chefe de Gabinete em 2004, na gestão dos prefeitos José Cláudio (em memória) e João Ivo Caleffi.
Aluno da primeira turma do Mestrado de Direito Civil da UEM, com dissertação apresentada no ano 2000, atualmente é doutorando na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. No doutorado, pretende defender tese ligada ao Direito da Personalidade, doação de órgãos e transplantes, universo já explorado por ele na obra “Responsabilidade Civil e Penal dos Médicos nos Casos de Transplantes” (Editor Del Rey), livro lançado em 2002.
Ensinou para mais de 10 mil alunos
Referendado por centenas de alunos e ex-alunos de turmas de Direito, respeitado em todas as esferas do poder judiciário e com forte atuação na OAB Maringá desde sua habilitação, em 1985, Alaércio Cardoso diz sentir orgulho todos os dias ao ver jovens estudantes se tornando advogados brilhantes em Maringá, no Brasil e no mundo. Calcula-se que mais de 10 mil profissionais da área do Direito tenham tido o privilégio de tê-lo como professor, jovens e adultos que hoje exercem as funções de advogados, juízes, promotores e operadores do Direito em geral.
Para o discurso na Sessão Solene que outorga o título de Cidadão Benemérito a ele, Alaércio Cardoso adianta ter preparado um discurso breve e que será finalizado de maneira simples: “Acredito que prestei um bom trabalho”, escreve ele, demonstrando a sua modéstia de sempre, dissonante, de certa maneira, quando se leva em consideração os relevantes serviços prestados pelo advogado e professor durante as últimas quatro décadas em Maringá.
“Alaércio Cardoso é um advogado muito respeitado e um dos professores de maior prestígio em Maringá principalmente por sua generosidade no ensinar, paciência com a transmissão do conhecimento e entusiasmo como ninguém quanto à força da justiça e a essência do Estado de direito. Justa homenagem torná-lo Cidadão Benemérito de Maringá, e uma honra ser um dos propositores desse título”, finaliza o vereador Mario Verri.
Comentários estão fechados.