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Para estimular empresas que fazem parte do trade turístico de Maringá, no noroeste do Paraná, o Sebrae/PR irá promover a capacitação dos negócios do ramo de alimentação fora do lar que participaram do Maringá Food Festival, considerado um dos maiores festivais de hambúrguer do Brasil, em março deste ano. As atividades começam neste mês de maio.
“Teremos 24 horas de consultoria, divididas em encontros com seis empresas, em que faremos um diagnóstico, verificando pontos de melhoria e os atendendo durante todo o processo”, diz o consultor do Sebrae/PR, Perseu Bastos.
O consultor explica que as capacitações como parte do festival são baseadas em pilares de gestão, visando ao aumento de competitividade e de produtividade de negócios. A intenção é que as empresas também se sintam pertencentes ao mercado “guarda-chuva” do turismo, além de, como consequência, atrair turistas para Maringá.
“As consultorias são uma continuidade do Maringá Food Festival, evento da Prefeitura de Maringá, que contou com nosso respaldo e da organizadora Bússola, e que apresentou um resultado bastante positivo”, explica Perseu.
O empresário Guilherme Oliveira, que também é organizador do Maringá Food Festival, fará parte das consultorias.
“Atuo em eventos onde sou transformador, trabalho com a parte de gastronomia, então sabemos que boa parte dos nossos resultados não está só na venda, mas também na qualidade de compra dos insumos. Esse será um ponto importante que também será abordado”, diz Guilherme.
O festival
O Maringá Food Festival registrou quase 10 mil hambúrgueres vendidos em três semanas, em março deste ano. O evento de premiação dos melhores hambúrgueres ocorreu na sede da Regional Noroeste do Sebrae/PR, em Maringá. Os três melhores em cada categoria, na sequência do primeiro para o terceiro, foram: Voto popular – Brie for Love Burger (Gracco Burger); Metaverso (Área 51); e King of Pastrami (Mr. Jack). Em Avaliação profissional – Elvis Presley (Cervejaria Araucária); Brie For Love Burger (Gracco Burger); e King of Pastrami (Mr. Jack).
Como resultado, as empresas participantes do festival aumentaram em 51% o volume de vendas dos hambúrgueres. Houve aumento de 102% na taxa de conversão (relação entre venda e votos computados), além de aumento de 56% no volume geral de votos (em relação à edição anterior). Em geral, 49% foram novos consumidores nos estabelecimentos.
Para Fernanda Maia, superintendente da Secretaria de Aceleração Econômica e Turismo de Maringá (Saet), eventos como o festival, que reúnem diversos atores da vertente de turismo, tanto parceiros quanto empresas e consumidores, ajudam a projetar Maringá como centro turístico.
“A parceria e o empenho dos parceiros em tornar o turismo local melhor vem rendendo frutos, a exemplo dos resultados que as empresas participantes do Maringá Food Festival obtiveram”, observa Fernanda.
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