Voluntários restauram Fundação Cultural Luzamor após período de inatividade

O conservatório teve sua reinauguração no último sábado (6) e agora abre suas portas para novos alunos. Saiba quais são os cursos oferecidos.

  • Nesta segunda-feira (8), a música volta a ecoar nos corredores da Fundação Cultural e Educacional Luzamor, marcando o início de um novo capítulo na história deste símbolo cultural maringaense. Após um período de inatividade, o conservatório teve sua reinauguração e abre as portas para os amantes da música e das artes.

    Fundado em 1975 pelas irmãs Sumiko e Yaeko Miyamoto, a Fundação Luzamor sempre foi um ponto de referência na cena cultural de Maringá. Em 1989, as irmãs concretizaram o sonho de construir um auditório dedicado à música, batizando-o em homenagem à sua mãe, Shizuko Miyamoto. Inspirado no renomado Teatro Alla Scala de Milão, o auditório se tornou o lar de óperas, concertos e eventos importantes ao longo dos anos.

    No entanto, após a morte das irmãs Miyamoto (a última morreu em 2013), a fundação passou por grandes dificuldades, como a falta de recursos e acumulo de dívidas. Aos poucos, o local foi abandonado e, apesar do esforço das diretorias anteriores, precisou ser fechado durante a pandemia.

    A situação só mudou em agosto de 2022, quando um grupo de empresários foi convidado para integrar a nova diretoria do Luzamor. Clique aqui para saber mais.

    Através de muito esforço e dedicação, a nova diretoria se mobilizou para restaurar não apenas as instalações físicas, mas também o espírito artístico da Fundação. Com a ajuda de voluntários, o auditório foi restaurado, o palco, cadeiras e piso foram renovados, trazendo de volta o esplendor dos “tempos de glória” do Luzamor.

    Agora, os alunos da nova geração podem aprender música no local idealizado pelas “senseis” Sumiko e Yaeko Miyamoto, junto com o professor Aniceto Matti, autor da melodia do “Hino à Maringá”.

    Neste retorno, uma variedade de cursos está sendo oferecida, como aulas em grupo para violão, teclado, piano, violino, pintura, capoeira, jazz infantil e iniciação musical, ou aulas particulares de diversos instrumentos e canto. Além disso, já estão em andamento os ensaios de um coral infanto-juvenil, um coral adulto e uma banda.

    Para fazer a matrícula em um dos cursos, é possível se inscrever diretamente na fundação, localizada na Rua Néo Alves Martins, 1704, no centro de Maringá. Se preferir, também é possível realizar a matrícula por telefone ou via WhatsApp, através do número (44) 3346-2217.

    COMO AJUDAR

    Se você quiser contribuir com a Fundação Luzamor, você pode participar do projeto “Amigos do Luzamor”. Com o pagamento de uma mensalidade de R$ 100,00, você não apenas ajuda a manter esse espaço cultural, mas também garante benefícios especiais de membro mantenedor, como desconto de 50% nos ingressos do Luzamor e 20% de desconto para alugar o local.

    Para saber mais sobre a Fundação Cultural e Educacional Luzamor, acesse o Instagram e o Youtube.

    Foto: Prefeitura de Maringá

    Comentários estão fechados.