Renascendo como fênix: Fundação Luzamor de Maringá será reinaugurada neste sábado (6)

Neste sábado (6), às 19h30, a comunidade está convidada para participar da reinauguração do Luzamor – um espaço cultural importante na história de Maringá.

  • A Fundação Cultural e Educacional Luzamor está prestes a abrir suas portas novamente, marcando um novo capítulo em sua história. Neste sábado, 6 de abril, a comunidade celebrará a reinauguração do Conservatório, um momento esperado e emocionante para todos aqueles que tiveram suas vidas marcadas por esse espaço cultural e histórico de Maringá.

    Fundado em 1975 pelas irmãs Sumiko e Yaeko Miyamoto, a Fundação Luzamor sempre foi um ponto de referência na cena cultural de Maringá. Em 1989, as irmãs concretizaram o sonho de construir um auditório dedicado à música, batizando-o em homenagem à sua mãe, Shizuko Miyamoto. Inspirado no renomado Teatro Alla Scala de Milão, o auditório se tornou o lar de óperas, concertos e eventos importantes ao longo dos anos.

    Desde então, o Luzamor foi palco de inúmeros projetos e iniciativas que moldaram a identidade cultural da cidade. No entanto, após a morte das irmãs Miyamoto (a última morreu em 2013), a fundação passou por grandes dificuldades, como a falta de recursos e acumulo de dívidas. Aos poucos, o local foi abandonado e, apesar do esforço das diretorias anteriores, precisou ser fechado durante a pandemia.

    A situação só mudou em agosto de 2022, quando um grupo empresários procurou o Luzamor para a gravação de um clipe musical. Chegando lá, eles encontraram o prédio em estado lastimável: havia sujeira e mofo por toda a parte e o local não luz ou água. Além disso, os instrumentos, fiações, placas de ouro e vários outros bens haviam sido furtados. Veja a foto a seguir:

    A professora Maria Eliana Palma, que frequentava a Fundação Luzamor durante os “tempos de glória” e viria a se tornar a nova Diretora Administrativa, fala como foi a sensação de voltar para o local e encontrá-lo naquele estado.

    “Eu fui aluna daqui, eu conheci esse espaço profundamente. Olhar esse espaço do jeito que estava, foi de uma tristeza absoluta”, expressou.

    Com o desejo de salvar aquela instituição tão importante para a história e cultura da cidade, o grupo aceitou o convite de fazer parte de uma nova diretoria para a Fundação Luzamor.

    Através de muito esforço e dedicação, a nova diretoria se mobilizou para restaurar não apenas as instalações físicas, mas também o espírito artístico da Fundação. Agora, o Luzamor já está aberto ao público, oferecendo cursos como aulas de música, coral e banda, além dos projetos sociais e eventos programados.

    Neste sábado (6), às 19h30, a comunidade está convidada para participar da reinauguração do Luzamor, que promete ser uma noite repleta de cultura, arte e celebração.

    Se você quiser contribuir com a Fundação Luzamor, você pode participar do projeto “Amigos do Luzamor”. Com o pagamento de uma mensalidade de R$ 100,00, você não apenas ajuda a manter esse espaço cultural, mas também garante benefícios especiais de membro mantenedor, como desconto de 50% nos ingressos do Luzamor e 20% de desconto para alugar o local.

    “Precisamos da sua ajuda para trazer de volta essa joia da cultura e arte para a sociedade maringaense”, afirma o Vice-presidente da diretoria, Marcelo Carvalho.

    Para saber mais sobre a trajetória do renascimento da Fundação Cultural e Educacional Luzamor, acesse o Instagram e o Youtube.

    Foto: Divulgação / Luzamor

    Comentários estão fechados.