Encontro estadual de caminhadas na natureza acontece em Maringá; saiba como se inscrever

O evento visa fortalecer a relação entre o turismo e o meio rural, valorizar atividades agrícolas sustentáveis e reforçar o associativismo e cooperativismo.

  • Foto: Reprodução/Arquivo-PMM

    Entre os dias 12 e 14 de março, Maringá vai sediar o ′5º Encontro de Organizadores de Caminhadas na Natureza Paraná′. O evento é uma iniciativa do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), com o apoio da Prefeitura de Maringá, por meio das secretarias de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar (Setrab) e Aceleração Econômica e Turismo (Saet). O objetivo é planejar ações conjuntas para promover o turismo rural no estado.

    O encontro vai reunir gestores públicos de todo o Paraná na UniCesumar. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 5 de março ou até acabarem as vagas (clique aqui para se inscrever). O evento visa fortalecer a relação entre o turismo e o meio rural, valorizar atividades agrícolas sustentáveis e reforçar o associativismo e cooperativismo.

    Os inscritos vão participar de palestras, painéis, orientações e visita técnica no Parque do Ingá durante os três dias do encontro. O evento também vai discutir e aprovar o regulamento das Caminhadas na Natureza Paraná, programa do Governo do Estado que realiza trajetos por todo o estado com o apoio das prefeituras. Além disso, haverá uma premiação aos municípios e caminhantes que se destacaram no último ano.

    Confira a programação do ′5º Encontro de Organizadores de Caminhadas na Natureza Paraná′: 12 de março | Terça-feira17h – Abertura oficial, com apresentação dos municípios presentes e do balanço social e econômico das Caminhadas na Natureza 202318h – Palestra: O poder das caminhadas no desenvolvimento econômico e social de um território, com Pedro da Cunha e Menezes, diretor de Áreas Protegidas do Ministério doMeio Ambiente19h – Premiação dos municípios e caminhantes destaques 2023 e pronunciamento das autoridades20h – Jantar de boas-vindas (valores e local serão informados aos inscritos) 13 de março | Quarta-feira8h – Palestra: Planejar para o sucesso, com Ataliba do Prado Andrade, de Quitandinha (PR)Panorama 2023 das Caminhadas na Natureza Paraná8h30 – Apresentação das mudanças na metodologia para 20249h – Discussão do regulamento das Caminhadas na Natureza Paraná10h – Intervalo10h20 – Plenária para aprovação do regulamento das Caminhadas na Natureza Paraná12h – Intervalo13h30 – Painel de Experiências, com a participação de representantes dos municípios de Maringá, Astorga, Itaguajé, Campo Mourão, Prudentópolis e Mandirituba14h30 – Palestra: Caminhadas na Natureza como produto turístico, com Anna Vargas, coordenadora de Gestão e Sustentabilidade da Secretaria do Turismo do Paraná15h10 – Intervalo15h30 – Apresentação do resultado da pesquisa de satisfação com os caminhantes (IDR-Paraná)16h10 – Orientações sobre o sistema de gestão online Ecobooking, especializado em circuitos de caminhadas na natureza17h –  Escolha da cidade-sede do encontro em 202517h30 – Encaminhamentos 14 de março | Quinta-feira8h – Caminhada e visita técnica no Parque do Ingá10h – Encerramento

    Comentários estão fechados.