Maringá recebe certificado da OMS como Cidade Amiga da Pessoa Idosa

A cidade também tem uma estrutura social voltada para a melhoria, proteção e cuidado das pessoas idosas.

  • Foto: Reprodução/Rafael Macri-PMM

    Maringá foi certificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), por meio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), como Cidade Amiga da Pessoa Idosa. A cidade passa a integrar a Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas dos Idosos, que reconhece as boas práticas para criar ambientes amigáveis e promover o envelhecimento ativo e saudável.

    A OMS destacou que Maringá tem boas condições de renda, educação e longevidade da população, com um alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0.808, o 20º melhor do país. A cidade também tem uma estrutura social voltada para a melhoria, proteção e cuidado das pessoas idosas.

    Maringá tem uma gerência específica para desenvolver ações e projetos para os idosos, além de um Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e um Comitê Gestor. A cidade também conta com uma rede de serviços e equipamentos públicos para atender às necessidades da pessoa idosa, como o Condomínio do Idoso Cidade Nova, que tem 74 apartamentos para acolher idosos em situação de vulnerabilidade social, o Centro Dia do Idoso, que oferece segurança, autonomia, bem-estar e socialização, a Casa Lar Benedito Franchini e a Unidade de Acolhimento de Longa Permanência para Idosos. Além disso, a cidade tem parcerias com entidades assistenciais não governamentais.

    Comentários estão fechados.