Teste gratuito para HIV/Aids é oferecido na UEM nesta sexta-feira (23)

Compartilhar

Foto: Ilustrativa

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) vai oferecer, gratuitamente, nesta sexta-feira (23), o teste rápido para HIV/Aids para as comunidades interna e externa da instituição. O teste será realizado no Ambulatório Médico e de Enfermagem (AMB), bloco 1, câmpus sede da UEM.

O resultado do teste sai em cerca de 15 minutos e é totalmente sigiloso. O atendimento será das 8 até as 12 horas, com a equipe médica do Centro de Testagem e Acolhimento (CTA) e da Secretaria de Saúde de Maringá. Além disso, também haverá autotestes para a pessoa fazer em casa. O método tem eficácia de 99,98% se feito de maneira correta.

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil 92% das pessoas em tratamento já alcançaram a condição de estarem indetectáveis. Essa conquista se deve ao fortalecimento do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIAHV), para ampliar a oferta do melhor tratamento disponível para o HIV. Exemplo disso, é que o país adotou o dolutegravir como medicamento de primeira linha para tratar os pacientes.

O prédio do Ambulatório fica perto da Reitoria, Bloco 1, próximo da agência da Caixa Econômica Federal.


Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas