UEM, UEL e Unicentro oferecem atendimento psicológico gratuito; veja como acessar

A prestação do serviço procura aliar a necessidade dos pacientes com a formação dos estudantes.

  • Foto: SETI-PR
     

    Acolher, atender e orientar a comunidade em relação à saúde mental. Estes são os principais objetivos das clínicas de psicologia presentes nas universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM) e do Centro-Oeste (Unicentro). As três instituições de ensino superior realizam atendimentos gratuitos para pessoas externas às universidades que necessitem de acompanhamento psicológico.

    Alunos dos últimos anos dos cursos de Psicologia, supervisionados pelos professores responsáveis por disciplinas específicas e do estágio profissionalizante, e também psicólogos vinculados aos programas de pós-graduação, são os responsáveis pelos atendimentos. A prestação do serviço procura aliar a necessidade dos pacientes com a formação dos estudantes.

    Os atendimentos oferecidos pelas unidades abrangem diversas áreas da psicologia, como psicologia da saúde, da educação e do trabalho, análise comportamental, psicanálise e psicologia social e institucional. Incluem também psicoterapia de crianças, adultos e idosos; acolhimento e plantão psicológico; avaliação psicológica; e psicoterapia em grupo, de casal e familiar.

    NÚMEROS – As clínicas universitárias são uma das alternativas de combate aos casos de transtorno mental, que cresceram nos últimos anos. Dados de 2019 da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que mais de 970 milhões de pessoas no mundo sofrem com transtornos psicológicos, como ansiedade, com sintomas como fadiga, irritabilidade, tensão muscular, palpitações, falta de ar e taquicardia.

    Outro problema recorrente é a depressão, com cerca de 280 milhões de indivíduos afetados por sentimentos de tristeza profunda recorrente, falta de apetite, baixa autoestima, desânimo e pessimismo em excesso. Transtornos alimentares, como bulimia ou anorexia, que somam aproximadamente 14 milhões de afetados no mundo, também são alvo de atenção.

    Um estudo publicado pela empresa de pesquisa e consultoria Ipsos durante a pandemia de Covid-19, em março de 2021, realizado em 30 países, entre eles o Brasil, demonstra os efeitos do período na saúde mental da população.

    No Brasil, 53% dos ouvidos afirmam que a saúde mental piorou desde o início da pandemia, oito pontos percentuais a mais do que a média de 45% dos 30 países participantes. A população brasileira é a quinta com a maior taxa de crescimento de transtornos mentais, segundo a pesquisa.

    CLÍNICAS – As clínicas universitárias de psicologia vinculadas às instituições de ensino superior do Estado são a Clínica Psicológica da UEL, a Unidade de Psicologia Aplicada (UPA) da UEM e a Clínica-Escola de Psicologia (Cepsico) da Unicentro.

    Na UEL, a Clínica Psicológica atua desde 1976 com atendimentos exclusivamente presenciais. Alguns casos mais específicos são direcionados para os estudantes de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado para o acompanhamento do paciente. O serviço é voltado para a população beneficiária do Sistema Único de Saúde (SUS) da 17ª Regional de Saúde do Paraná e também a servidores e estudantes da universidade.

    Em 2023, a clínica atendeu 421 pacientes de forma contínua, além de prestar suporte psicológico para alunos do Colégio Helena Kolodi, em Cambé, onde ocorreu um atentado que vitimou dois estudantes. Os atendimentos deste ano já estão acontecendo e devem ser agendados por telefone.

    A UPA da UEM funciona desde a década de 1980. Apenas em 2022, atendeu 1.850 pessoas durante o ano letivo – incluindo a comunidade e também servidores da instituição. O serviço acompanha o calendário letivo da UEM. Vai até 26 de março, com data prevista para retorno das atividades na segunda semana de maio deste ano. Os interessados devem entrar em contato via WhatsApp.

    Em Irati, a Cepsico foi criada em 2006 e, desde então, atua na gestão dos estágios, tanto nos atendimentos oferecidos como ao intermediar a relação dos estudantes de psicologia com hospitais, unidades e centros de saúde, Centros de Atenção Psicossocial (Caps), escolas públicas e privadas, além de órgãos como Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

    No último ano, foram realizados 1.178 atendimentos, sendo 167 de triagem, 920 de psicoterapia, 85 plantões psicológicos para pessoas com sofrimento psíquico relacionado ao trabalho e grupos de atendimento a pais.

    Aproximadamente 60 alunos participaram das atividades, supervisionados por sete professores. Os agendamentos podem ser feitos por telefone – seguem até março e retornam em maio, após o recesso, para acompanhar o calendário letivo da universidade.

    JANEIRO BRANCO – Em março de 2018, a Lei Estadual nº 19.430 definiu janeiro como o mês para promoção de ações preventivas e campanhas educativas relacionadas à saúde mental pelo Poder Público e iniciativa privada. Na esfera federal, a Lei nº 14.556 foi sancionada em 2023 instituindo o Janeiro Branco como campanha dedicada à promoção da saúde mental, para divulgar hábitos e ambientes saudáveis, bem como estimular a prevenção de doenças psiquiátricas.

    Serviço:

    UEL

    Horários: segunda a quarta-feira, das 8h às 21h; quinta e sexta-feira, das 8h às 18h

    Contato: (43) 3371-4237

    Endereço: Centro de Ciências Biológicas – Universidade Estadual de Londrina – Rodovia Celso Garcia Cid (PR 445), Km 380 – Campus Universitário

    UEM

    Horários: segunda a sexta-feira, das 8h às 20h

    Contato: (44) 3011-9070

    Endereço: Av. Mandacaru, 1690 – Vila Esperança – Maringá

    Unicentro

    Horários: Segunda a quinta-feira, das 8h às 21h; sexta-feira, das 8h às 19h30

    Contato: (42) 3421-3226 / (42) 3421-3227 / (42) 99128-9980

    Endereço: Rua Professora Maria Roza Zanon de Almeida, Bloco I – Engenheiro Gutierrez – Irati

    Comentários estão fechados.