Com formatura nesta semana, Proerd ultrapassa marca de 17 mil formandos desde 2017

O Proerd aborda temas como reforço da autoestima, pressão dos colegas para uso de drogas e a resolução de conflitos sem violência.

  • Por Murillo Saldanha / PMM

    Mais de 2 mil alunos da rede municipal de ensino participaram nesta terça, 12, e quarta-feira, 13, da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), e o Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária. No total, 17.200 alunos participaram do Proerd desde 2017.

    A iniciativa envolve alunos do 5º ano de escolas municipais em atividades para prevenção ao uso de drogas, além de reforçar a cidadania e práticas de resolução de conflitos. A formatura desta semana reuniu estudantes de 39 escolas.

    O prefeito Ulisses Maia participou da cerimônia e foi recepcionado de forma afetuosa pelos estudantes. “Comemoramos a formatura do Proerd e também a formatura dos alunos no 5º ano da rede municipal. O nosso esforço é diário para garantir educação de qualidade e que todas as crianças tenham um futuro melhor. O amor e carinho que recebi aqui hoje fortalecem ainda mais o nosso trabalho”, afirmou.

    O Proerd aborda temas como reforço da autoestima, pressão dos colegas para uso de drogas e a resolução de conflitos sem violência. As atividades, compostas por 10 lições aplicadas uma vez por semana, são preparadas especialmente para ensinar as crianças com diversão, utilizando músicas, teatros e filmes, por exemplo.

    A secretária de Educação, Nayara Caruzzo, destacou que o Proerd é uma ferramenta importante para promoção da cidadania e desenvolvimento de habilidades sociais. “De forma lúdica, as crianças envolvem os pais e responsáveis e tornam-se multiplicadores do aprendizado adquirido durante as lições. Além disso, o programa estimula o processo de leitura e escrita, com a proposta de produção da redação”, disse. Durante a formatura, os alunos com os melhores textos foram premiados e ganharam bicicletas.

    Foto: Rafael Macri / PMM

    Comentários estão fechados.