Maringá teve mais de 600 furtos em comércios em 2023, aponta Sesp

Os dados são relativos aos boletins de ocorrência registrados de janeiro a agosto deste ano. Apesar do número, relatório da Secretaria de Segurança Pública do Paraná aponta queda de 20% nas ocorrências, se comparado com o mesmo período do ano passado.

  • Os dados são relativos aos boletins de ocorrência registrados de janeiro a agosto deste ano. Apesar do número, relatório da Secretaria de Segurança Pública do Paraná aponta queda de 20% nas ocorrências, se comparado com o mesmo período do ano passado.

    Por Victor Ramalho

    Maringá teve 644 furtos em estabelecimentos comerciais em 2023, é o que aponta o relatório do Centro de Análise, Planejamento e Estatística (Cape) da Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp), consultado pelo Maringá Post nesta quarta-feira (25). Os dados levam em consideração a quantidade de boletins de ocorrência registrados sobre esse tipo de crime e, conforme a Sesp, são relativos ao período de janeiro a agosto.

    Conforme o balanço, o mês em que a cidade registrou mais furtos foi em abril, com 92 ocorrências e o menor em julho, com 68. Em toda a 17ª Área Integrada de Segurança Pública (AISP), que compreende Maringá e outros 25 municípios da região, foram 976 ocorrências do tipo no mesmo período.

    O relatório da Cape não diferencia quantos crimes ocorreram em cada região da cidade. Neste ano, empresários ligados ao comércio na rua Santos Dumont tem reclamado do aumento dos crimes na região. O Conselho Comunitário de Segurança de Maringá (Conseg) pediu, junto às forças de segurança de Maringá, um reforço no policiamento da região central no período noturno, algo que vem ocorrendo desde o começo do mês.

    No entanto, apesar das reclamações de moradores, o relatório da Secretaria de Segurança Pública aponta uma redução nesse tipo de crime em Maringá, na comparação com o mesmo período do ano passado. De janeiro a agosto de 2022, foram 810 furtos em comércios na cidade, uma queda de 20% no indicador.

    Maringá teve mais de 800 furtos a residência em 2023

    O relatório do Centro de Análise, Planejamento e Estatística (Cape) também computa a quantidade de boletins de ocorrência registrados por furtos em residências. De janeiro a agosto deste ano, foram 810 ocorrências do tipo, com a maior parte delas ocorrendo em janeiro, com 133 crimes (16% do total), período em que as pessoas viajam e deixam as residências sozinhas.

    Já o mês com a menor quantidade de crimes do tipo foi julho, com 78. Em toda a região da 17ª AISP, foram 1.721 furtos em residências nos primeiros oito meses de 2023. No mesmo período do ano passado, foram 874 crimes do tipo na cidade, uma redução de 7%.

    Em todo o ano de 2022, de janeiro a dezembro, foram 1.337 furtos em residências em Maringá e 2.769 na região.

    Legenda: Desde o começo de outubro, forças de segurança reforçam o patrulhamento noturno no centro de Maringá | Foto: Colaboração/Conseg

    Comentários estão fechados.