Maringá ainda lida com falta de energia, vias obstruídas e suspensão de serviços após forte temporal

No setor de energia, aproximadamente 20 mil unidades consumidoras ainda enfrentam cortes no fornecimento elétrico.

  • A cidade de Maringá ainda se recupera dos estragos causados pelo forte temporal registrado no sábado, 7. As rajadas de vento, que atingiram 110 km/h, segundo dados da Estação Climatológica da Universidade Estadual de Maringá (UEM), trouxeram desafios significativos à infraestrutura e aos serviços da cidade.

    Nesta segunda-feira, 9, a Prefeitura de Maringá informou que suas equipes, junto com a Copel e o Corpo de Bombeiros, continuam atuando nas ruas em prol da limpeza e desobstrução das vias públicas.

    No setor de energia, aproximadamente 20 mil unidades consumidoras ainda enfrentam cortes no fornecimento elétrico. A Copel, visando restabelecer a situação, acionou equipes de municípios vizinhos para reforço nos trabalhos.

    Em relação à saúde, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Maringá apresentam situações variadas. Embora todas estejam operando, unidades como Ney Braga, Pinheiros, Mandacaru, Vila Esperança, Império do Sol, Grevíleas, UASF Licce e Jardim Novo Oásis sofrem com a falta de energia. Pacientes que necessitam de serviços como vacinação, retirada de guias e atendimento farmacêutico são orientados a procurar outras unidades. Apesar das adversidades, as consultas médicas são mantidas em todos os postos.

    Já o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), situado na Avenida Cerro Azul, teve seus atendimentos suspensos devido à falta de energia. Pacientes serão contatados para o reagendamento das consultas.

    Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) também enfrentam dificuldades. Embora todas as unidades estejam abertas, algumas, incluindo as dos bairros Ney Braga, Mandacaru, Morangueira, Branca Vieira, Unidade São Judas Tadeu, Santa Clara e Iguatemi, operam de forma parcial. Em virtude dos cortes de energia, atendimentos técnicos e agendamentos foram interrompidos. No entanto, as equipes continuam prestando orientação e realizando inscrições no Cadastro Único de maneira manual.

    A administração municipal reforça o pedido para que os cidadãos tenham cautela e paciência durante este período de recuperação, garantindo que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para o pleno restabelecimento da cidade.

    Orientação

    Os telefones da Defesa Civil são (44) 99103-8319 e (44) 98402-0278. Para retirada de árvores e galhos, os moradores devem registrar a solicitação pelo telefone 156, aplicativo 156 ou pelo site da Prefeitura: http://geoproc.maringa.pr.gov.br:8081/sistema156/arborizacao.html

    Foto: PMM

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