Prefeitura e UEM ampliam ações sobre cidadania com jovens de escolas públicas

Construindo a Cidadania
Compartilhar

Por Murillo Saldanha / PMM

Por meio do projeto ‘Construindo a Cidadania’, a Prefeitura de Maringá promove diversas atividades com adolescentes e jovens de escolas estaduais.

Nesta quinta-feira, 17, o prefeito Ulisses Maia assinou termo de cooperação técnica com a Universidade Estadual de Maringá (UEM) para ampliação das ações.

Com a cooperação, serão concedidas bolsas de extensão, por meio do Programa Universidade sem Fronteiras, com investimento de R$ 102 mil, para acadêmicos e recém-formados dos cursos de direito, ciências sociais e artes visuais participantes do projeto.

O ‘Construindo a Cidadania’ vai promover um circuito de diálogos com alunos do ensino médio de oito escolas estaduais de Maringá. Em cada escola, serão realizados oito encontros sobre temas como cidadania, direitos e deveres e outros.

O prefeito Ulisses Maia destaca que a parceria amplia os resultados da iniciativa.

“Com a UEM ao nosso lado, além da conscientização dos jovens e adolescentes sobre o exercício da cidadania, os acadêmicos e recém-formados da instituição vão desenvolver trabalhos científicos, o que é fundamental para a discussão e resolução de problemáticas da sociedade”, diz.

O ‘Construindo a Cidadania’, criado pela gestão municipal, já atendeu mais de 20 escolas estaduais de Maringá. O projeto obteve nota máxima no edital do programa Universidade sem Fronteiras.

A vice-reitora da UEM, Gisele Mendes, destacou a importância do diálogo entre a instituição e o município para o desenvolvimento de projetos.

Para a secretária de Juventude, Cidadania e Migrantes, Ana Nerry, a parceria e a aprovação com nota máxima no edital reforçam a importância da ação.

“Estamos consolidando Maringá como uma cidade que promove oportunidades para os jovens e inclui a juventude de forma efetiva na sociedade”, diz a secretária.

Presenças

Também estiveram presentes na cerimônia de assinatura do termo de cooperação técnica o vice-prefeito e secretário de Aceleração Econômica e Turismo, Edson Scabora; secretários municipais; a deputada estadual Ana Júlia; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção Maringá, Eder Fabrilo Rosa; o juiz de direito, Fábio Bergamin Capela, entre outros.

Foto: Rafael Macri / PMM


Compartilhar