Na manhã deste sábado (5), durante a sessão solene na Câmara de Maringá, o poeta Antônio Augusto de Assis recebeu a Comenda Dom Jaime Luiz Coelho – mais alta honraria concedida pelo Poder Legislativo. A. A. de Assis, como é mais conhecido, foi a terceira pessoa a receber a comenda.
A homenagem foi proposta pelos vereadores Mário Verri e Manoel Álvares Sobrinho, e foi aprovada por unanimidade na Câmara.
A Comenda Dom Jaime Luiz Coelho, que possui o nome do primeiro arcebispo de Maringá, foi criada e instituída pela Câmara Municipal de Maringá em 2017.
A homenagem é direcionada para cidadãos que comprovadamente possuam mais de 50 anos de serviços prestados à coletividade nas áreas social, educacional e do desenvolvimento humano.
No caso de A. A. de Assis, as suas contribuições são diversas: desde que chegou à Maringá, em 1955, ele fez história na imprensa, na educação e na área cultural.
Ele trabalhou como jornalista em importantes jornais impressos, como a “Folha do Norte do Paraná”, foi redator da primeira revista editada da cidade, a “Maringá Ilustrada”, e atuou pela extinta “Rádio Cultura”. Apaixonado pela escrita, ele também foi professor do Colégio Santa Cruz e do Departamento de Letras da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Autor de dezenas de livros e e-books, que reúnem parte de seu acervo de poemas, crônicas e trovas, A.A. de Assis é membro fundador e presidente de honra da Academia de Letras de Maringá e faz parte da UBT (União Brasileira de Trovadores). Suas trovas já tiveram reconhecimento nacional, tendo conquistado mais de 300 prêmios em concursos brasileiros.
Cercado de familiares, amigos, colegas e autoridades do município, A. A. de Assis agradece a homenagem e faz questão de compartilhá-la com os demais escritores de Maringá. Além disso, ele expressa sua gratidão à família e a todos que estiveram com ele nessa jornada.
“Quem tem amigos leais, tem muito o que agradecer. Bons amigos valem mais que o mais que se possa ter”, declama o poeta, em seu discurso.
Confira o vídeo completo da sessão solene a seguir:
Comentários estão fechados.