Até dezembro, mutirões mensais de saúde vão beneficiar mais de 25 mil pacientes em Maringá

Compartilhar

Foto: Rafael Macri / PMM

Por Murillo Saldanha 

Para acelerar os procedimentos de saúde, Maringá terá mutirões mensais até o fim do ano. Em julho, além dos cerca de 25 mil procedimentos já programados, outros 800 pacientes serão beneficiados com ações extras da Secretaria de Saúde, como mutirão, ′Espaço Saúde′ ou parcerias. Até dezembro, estão previstas sete edições do mutirão, uma por mês, e do ′Espaço Saúde′, com novos exames e diversas ações.

Neste sábado, 22, no ′Espaço Saúde′, serão feitos 100 exames de eletrocardiograma. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas com vários serviços para a população. Os exames serão feitos em UBSs específicas, conforme agendamento prévio da Secretaria de Saúde. Os pacientes agendados serão avisados.

No dia 29 de julho, haverá mutirão no Hospital Municipal com consultas de urologia e ortopedia, e exames de endoscopia, ultrassom e eletrocardiograma. Serão 400 procedimentos só nesse dia. O município também terá uma parceria com a oftalmologista Edna Almodin para atender gratuitamente 250 pacientes com ceratocone, inclusive com encaminhamento para cirurgia. Os pacientes atendidos também serão avisados pela Secretaria de Saúde.

O secretário de Saúde, Clóvis Melo, ressalta que as ações garantem mais rapidez nos procedimentos. “É uma forma de aumentarmos os procedimentos, que são feitos diariamente na rede de saúde. Além dos mutirões, já aumentamos as equipes nas nossas unidades e estamos fortalecendo a rede de prestadores SUS”, afirma. Foram ampliadas de 82 para 99 as equipes Saúde da Família, bem como implantado clínico geral para atendimento espontâneo nas 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Para os mutirões, também houve o reforço dos serviços próprios para início de especialidades cirúrgicas e clínicas no Hospital Municipal.


Compartilhar