Fórum Maringaense de Mulheres comemora 10 anos e elege nova direção

Celene Tonella foi eleita presidente do Fórum e Eliane Maio continua como vice-presidente. Ambas foram eleitas por unanimidade.

  • Na noite de 06 de junho, o Fórum Maringaense de Mulheres (FMM) realizou a cerimônia de comemoração de seus 10 anos de atuação e a eleição da nova direção para a gestão 2023-2025.

    Na mesa de abertura do evento, participaram Terezinha Pereira, Secretária de Políticas Públicas para Mulheres e representando o Prefeito Ulisses Maia, Eva Santos, presidente do Instituto de Mulheres Negras Enedina Alves Marques, Carolina Cleópatra Codonho, presidente do CONDIPLGBTIA+, Wanderléa de Faria, capitã do 4ª. Batalhão e Eliane Maio, vice-presidente do FMM, representando a presidente Valquíria Francisco.

    Em suas exposições, todas as representantes salientaram a importância da entidade na articulação e na defesa dos direitos das mulheres.

    Na sequência, a palavra foi aberta ao público presente, que contou com representantes das várias entidades que compõem o FMM e de demais entidades da sociedade civil. A poetisa Railda Masson, membro da Academia de Letras de Maringá e Presidente do Grupo Anitas Garibaldi do Paraná fez uma apresentação sobre a vida e a trajetória de Anita Garibaldi e do grupo que mantém viva sua contribuição como heroína de dois mundos (Brasil e Itália).

    Na eleição para a presidente e vice-presidente foram eleitas por unanimidade, as professoras Celene Tonella (Observatório das Metrópolis) como presidente e Eliane Maio (Nudsex-UEM), continua como vice-presidente.

    Como membros do Colegiado foram confirmadas, além da presidente e vice-presidente, as integrantes: Elenira Paschuini (representante da comunidade de surdos), Maria Madalena Dias (Ong Maria do Ingá Direitos da Mulher), Tania Tait (Ong Maria do Ingá), Thaíse Roth (Instituto Sefaz), Vera Nogueira (CUT-Norte Novo) e Vilma Garcia (APP Sindicato).

    Tania Tait
    Tania Tait (Ong Maria do Ingá) / Foto: Stephanie Masson

    No Observatório do Feminicídio do FMM foram incluídas as advogadas Carol Cleópatra e Claudete Gomes, com as integrantes, a jornalista Valdete da Graça e Jessica Magno (Resistrans).

    Participaram também do evento, o advogado Humberto Boaventura como representante da Deputada Federal Gleisi Hoffmann, Claudia Bocchi representando o Deputado Estadual Tercilio Turini, Daisy Meira representando a vereadora Ana Lúcia da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal e Sebastião da Silva, presidente do Sindaen.

    Foto: Stephanie Masson

    Comentários estão fechados.