Festival de Ilustração divulga programação completa e abre inscrições para workshops

O Fima – Festival de Ilustração de Maringá – terá palestras, workshops e uma exposição de obras de 12 artistas de Maringá.

  • Depois de uma edição online e uma híbrida (atividades online e presenciais), o Fima – Festival de Ilustração de Maringá terá sua primeira edição totalmente presencial entre os dias 3 e 4 de junho.

    O evento, idealizado pelos ilustradores Marcelo Goto e Kleverson Mariano e mais uma vez viabilizado por meio do Prêmio Aniceto Matti, é totalmente gratuito e ocupará o CAC Márcia Costa com palestras, workshops e uma exposição de obras de 12 artistas locais que ficará aberta para visitação até o dia 23. Todas as ações serão acessíveis em Libras.

    Além destas atividades, a programação também conta com análise de portfólio com May Tanferri e live painting (pintura ao vivo) com Frank Paris.

    O evento é focado em ilustração, design, arte digital, artes visuais e áreas afins. É direcionado a estudantes, artistas, ilustradores, animadores, publicitários, entre outros, visando possibilitar intercâmbio e inserção no mercado de trabalho, além do conhecimento.

    “Nosso objetivo é oferecer ao público uma troca de experiência e novos conhecimentos. Para esta edição convidamos como palestrantes o cartunista Jean Galvão, da Folha de São Paulo; os ilustradores Doug Lira, Papoulas Douradas e a Barbarartes (artista da cidade e criadora da identidade visual desta edição), o grafiteiro Paulo Ito e o premiado estúdio Miralumo, criador do curta ‘Napo’, exibido em mais de 100 festivais ao redor do mundo e com mais de 60 prêmios de melhor animação”, revela um dos organizadores, Marcelo Goto.

    A seleção buscou mesclar atrações locais e de fora, trazendo artistas de várias gerações que vão abordar temas como processo criativo, trajetória, desenho de rua, de humor, caricatura e publicidade, entre outros.

    Já a exposição tem como tema a “Música Brasileira”. Participam os artistas Angellmon, Gabriel Prod, Hellen Vieira, Karina Aiko, Marta Sayuri, Mel Ramoz, Primavera, Renata Redmerski, Santin, Soraya Tory, Wuniz e Zari. Cada um deles mostra um trabalho inspirado em uma música.

    Para assistir as palestras não é necessário fazer inscrição prévia, basta comparecer no dia e horário divulgados. Já as inscrições para os workshops e para a análise de portfólio abrem dia 29 de maio e podem ser feitas gratuitamente no site do evento. Conheça abaixo a programação completa.

    PROGRAMAÇÃO FIMA 2023

    Sábado (03/06) 

    9h30 – Workshop com Elisa Riemer – Colagem

    10h às 12h – Análise de portfólio com May Tanferri

    13h – Abertura: Marcelo Goto e Kleverson Mariano

    14h – Palestra com Barbarartes | Como começar a sua lojinha do zero

    15h30 – Palestra com Paulo Ito | Desenho e arte de rua

    17h – Palestra com Jean Galvão | Desenho de humor: uma abordagem criativa

    Domingo (04/06)

    9h30 – Workshop com Kleverson Mariano – Processo criativo

    11h – Live painting com Frank Paris

    14h – Palestra com Papoulas Douradas | Criar pra mim: projetos pessoais como ilustradora freelancer

    15h30 – Palestra com Doug Lira | Da caricatura à ilustração publicitária

    17h – Palestra com Miralumo | Transformando o Caos em Animação: A Trajetória de um Estúdio Criativo

    Exposição coletiva:

    3 a 23 de junho de 2023, no Centro da Ação Cultural Márcia Costa (CAC).

    De segunda à sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h

    Todas as atividades terão intérprete de Libras.

    Onde acessar: www.fima.com.br ou @festivalfima no Instagram

    Foto: Renato Domingos

    Comentários estão fechados.