Operação da PF em Maringá mira influenciadora digital por importações ilegais

Durante as buscas da Polícia Federal, foram encontradas diversas mercadorias estrangeiras em um dos locais investigados.

  • Nesta sexta-feira (28), a Polícia Federal realizou uma operação em Maringá, Paraná, e Itajaí, Santa Catarina, cumprindo quatro mandados de busca e apreensão, sendo um deles na residência da influenciadora digital Talita NY. A operação, autorizada pela 3ª Vara Federal de Maringá, investiga a importação ilegal de produtos dos Estados Unidos.

    Com mais de 145 mil seguidores no Instagram, Talita NY compartilhou vídeos relatando a “visita” da Polícia Federal em sua casa. A influenciadora alegou que não trabalha mais com a venda de produtos importados há anos e que atualmente se dedica a ensinar seus seguidores a ganhar dinheiro na internet.

    A Polícia Federal confirmou que, além da residência de Talita NY, foram cumpridos outros três mandados em Maringá e um em Itajaí. Durante as buscas, foram encontradas diversas mercadorias estrangeiras em um dos locais investigados.

    NOTA DA POLÍCIA FEDERAL

    “A Polícia Federal cumpriu na manhã de hoje, dia 28, 04 mandados de busca e apreensão expedidos pela 3ª Vara Federal de Maringá/PR. Os mandados foram requeridos no âmbito do inquérito policial que investiga o transporte e a comercialização habitual de mercadorias de procedência estrangeira, desacompanhadas de documentação comprobatória da sua regular internalização no país, ocorridos ao longo de cerca de 10 anos.

    Durante as investigações, apurou-se que a investigada se utilizava de suas redes sociais com milhares de seguidores para arregimentar clientes, anunciar as viagens, publicar os produtos e impulsionar a venda das mercadorias ilícitas, e as internalizava em território nacional, trazendo-as como bagagens acompanhadas com origem nos Estados Unidos.

    No total foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, sendo que três em Maringá/PR e um em Itajaí/SC. Durante as buscas foram encontradas, em um dos locais, diversas mercadorias estrangeiras.

    Os investigados poderão responder pela prática do crime de descaminho, cuja pena pode chegar a 04 anos de prisão.”

    O QUE DIZ A ASSESSORIA

    A assessoria de Talita NY também se manifestou sobre o caso e emitiu uma nota. Leia a seguir:

    “Na data de hoje (28/04/23) a influencer digital Talita NY fora alvo de um mandado de busca e apreensão.

    Diante dos noticiados veiculados pela imprensa, a assessoria jurídica de Talita NY vem esclarecer que os fatos alegados serão em tempo oportuno devidamente esclarecidos no bojo do processo judicial.

    Cabe ressaltar desde já que Talita NY repudia qualquer comercialização de produtos importados sem o pagamento dos impostos devidos ao fisco.

    Vale esclarecer que a atividade profissional de Talita NY é ajudar pessoas a trabalharem com a internet, melhorar seu desempenho profissional e consecutivamente, aumentar sua renda e melhorar sua imagem profissional.

    Além disso, todo o corpo jurídico da digital influencer Talita NY confia na justiça e está colaborando para que tudo seja esclarecido o mais rápido possível.”

    Foto: Reprodução

    Comentários estão fechados.