Maringá forma mais 1,1 mil alunos em Educação no Trânsito

O “Projeto Trânsito na Sala de Aula” começou em 2017 e hoje contempla 52 escolas municipais, com orientações para crianças entre 8 a 10 anos.

  • Uma das principais ações da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) é o Projeto Trânsito na Sala de Aula, que formará 1,1 mil alunos nesta sexta-feira, 25, às 14h, em solenidade no Pavilhão Branco, do Parque de Exposições. Cada aluno receberá um diploma no evento.

    O projeto começou em 2017 e hoje contempla 52 escolas municipais, com orientações para crianças entre 8 a 10 anos. Os alunos se tornam multiplicadores das ações preventivas porque passam o que aprendem na escola para familiares e amigos. “Esse trabalho é muito importante porque reforça todas as nossas ações durante o ano. E ainda ganhamos novos agentes mirins de trânsito”, comenta o secretário da Semob, Gilberto Purpur.

    O projeto conta com sete aulas no bimestre, além de visita na sede da Semob. Entre os temas abordados estão história do trânsito, estrutura do trânsito, primeiros socorros, direção defensiva, ciclistas e pedestres e Meio Ambiente e Cidadania. Com os 1,1 mil formandos de agora, já são 3.385 alunos que completaram o curso em seis anos.

    As orientações refletem no comportamento das crianças ao atravessar as ruas. Entre 2016 e 2018, as cinco mortes de crianças no trânsito foram por atropelamento, segundo dados da Semob. Desde então, não foram registradas mortes de crianças no trânsito da cidade. “Estamos ensinando sobre o comportamento seguro no trânsito e a mudança de cultura”, explica o gerente de Educação no Trânsito da Semob, Rafael Martins.

    A Semob tem ações permanentes de prevenção a acidentes de trânsito. Além das escolas, empresas locais recebem palestras com orientações aos motoristas sobre um trânsito seguro. Há abordagens de pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas, distribuição de material gráfico, eventos em praça pública, reuniões do Projeto Vida no Trânsito que mobiliza diversos segmentos e instituições, entre outros.

    Foto: Rafael Macri / PMM

    Comentários estão fechados.