Alunos da EJA criam lojas sustentáveis e aprendem na prática sobre matemática

A partir dos conceitos obtidos nas aulas de matemática, eles colocaram preços nos produtos e receberam cédulas fictícias para realizarem as compras. 

  • Nesta quinta-feira, 20, eles aprenderam na prática sobre valores, como fazer cálculos e o uso de dinheiro no dia a dia, além de consumo consciente e destinação adequada de resíduos. Os aprendizados fazem parte da atividade ′Usei já Repassei′, realizada pela Secretaria de Educação (Seduc) nas unidades escolares. 

    Os alunos participaram da fase final da atividade com a produção das lojas sustentáveis nas escolas. O estoque foi montado pelos próprios estudantes a partir de doações de peças de roupas, que depois foram customizadas. A partir dos conceitos obtidos nas aulas de matemática, eles colocaram preços nos produtos e receberam cédulas fictícias para realizarem as compras.

     

    “Essa é uma ferramenta pedagógica importante para trabalharmos, dentro da matemática, o aprendizado sobre as cédulas de dinheiro e como eles podem realizar cálculos no dia a dia”, destacou a secretária de Educação Tania Periotto. Ela lembrou que a atividade também desenvolve a consciência sustentável por meio da troca das roupas, o que diminui a geração de resíduos e leva à formação de novos hábitos. Antes das compras, os alunos estudaram sobre consumo consciente e destinação adequada dos resíduos.

     

    Ao final da atividade, os alunos deixam as lojas sustentáveis com as roupas que compraram e com aprendizado sobre a importância da matemática e da educação no cotidiano. “O EJA é muito importante para a minha vida e de todos que estão aqui. Com essa atividade, aprendi sobre meio ambiente, matemática e tantos outros aprendizados que farão diferença na minha vida”, contou Luzia Oliveira dos Santos, de 67 anos, aluna da Escola Municipal Odette Alcântara Rosa.

     

    Na rede municipal, as matrículas para o EJA ficam abertas durante o ano todo. Os interessados podem procurar a escola mais próxima ou entrar em contato pelo telefone: (44) 3321-6949. A unidade analisará a documentação escolar do estudante ou realizará uma atividade para avaliar o nível de aprendizado. 

    Veja a lista de escolas com turmas da EJA:

     Escola Municipal Angela Vergínia Borin – (noite)Escola Municipal Ulisses Guimarães – (noite)Escola Municipal Helenton Borba Cortes – (noite)Escola Municipal João Batista Sanches – (noite)Escola Municipal Gabriel G. Sampaio – (noite)Escola Municipal Jesuína de Jesus Freitas – (noite)Escola Municipal José Aniceto:Centro de Formação – (manhã)CEEBJA Manoel R. Osvaldo Cruz – (tarde)Escola Municipal José Darcy de Carvalho – (noite)Escola Municipal José Marchesini – (noite)Escola Municipal Lídia Ribeiro Dutra da Silva – (noite)Escola Municipal Nadyr Maria Alegretti – (noite)Escola Municipal Odette Alcântara Rosa – (tarde)Escola Municipal Piveni Piassi de Moraes – (manhã)Escola Municipal Zuleide Samways Portes – (noite)Escola Municipal Mariana Vieira Dias – (noite) Foto: PMM

    Comentários estão fechados.