Maringá realiza mais de 28 mil castrações e 1,3 mil adoções

Desde 2017, Maringá realizou 28.812 castrações gratuitas, além de 139 feiras de adoção, que ajudou 1.386 animais a ganharem um novo lar.

  • A gestão municipal institucionalizou a causa animal como política pública e desenvolve diversas ações para proteção e cuidado dos pets. Com isso, a Prefeitura de Maringá tornou-se referência na área de bem-estar animal com os projetos adotados.

    Desde 2017, o município realizou 28.812 castrações gratuitas. Além disso, no mesmo período foram realizadas 139 feiras de adoção e 1.386 animais ganharam um novo lar.

    No ′Dia Mundial dos Animais′, celebrado nesta terça-feira, 4, o município destaca como a união da tecnologia com a causa animal impulsionou as políticas públicas.

    Desde o lançamento do aplicativo ′Petis′ em 2019, por exemplo, o número de castrações realizadas pela Prefeitura de Maringá aumentou. Antes da chegada da ferramenta, adotada para facilitar e agilizar a liberação dos procedimentos, foram realizadas 8.721 castrações desde 2017. Com o app, desde maio de 2019 já foram 20.091

    Com o ′Petis′, desenvolvido a partir de um edital de inovação, o município passou da média de 10 para 16 procedimentos por dia. No total, já foram investidos mais de R$ 4,5 milhões na realização dos procedimentos desde 2017. “As castrações representam mais qualidade de vida para os pets e os tutores. Com essa política importante, evitamos o abandono, reduzimos doenças entre os pets e contribuímos com o cuidado responsável ao evitar a reprodução descontrolada”, afirma o secretário de Proteção e Bem-Estar Animal, Marco Antônio Azevedo.

    O município também investe em iniciativas para promoção da saúde dos pets como o programa ′Bem-Estar Animal no Bairro′, que leva atendimento veterinário gratuito para diversas regiões da cidade. No total, foram 10 edições do projeto com mais de 1,3 mil atendimentos. Além disso, a gestão municipal desenvolve ações para incentivar a adoção responsável. A Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal realizou 244 autuações por maus-tratos ou abandono, o que totalizou R$ 1,5 milhão em multas.

    Para ampliar a adoção responsável, o município também criou as feiras de adoção online para que os usuários possam colocar animais para doação ou ainda solicitar a adoção de um pet. Em menos de dois meses, 24 animais foram adotados pelo aplicativo ‘Petis’.

    Foto: Divulgação / PMM

    Comentários estão fechados.