Unati comemora o Dia Mundial do Idoso com atividades de integração

O Dia Mundial do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro, tem como proposta chamar atenção quanto aos cuidados e atenção a este público.

  • O Dia Mundial do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro, tem como proposta chamar atenção quanto aos cuidados e atenção a este público, bem como a promoção do envelhecimento saudável.

    Para celebrar a data, a Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), agendou a Jornada do Idoso 2022. A abertura do encontro será nesta sexta-feira, dia 30, às 9h, no anfiteatro do Bloco B-33. A Jornada segue até 1º de outubro, com atividades culturais, palestras, rodas de conversa e atividades de integração. Para consultar a programação completa acesse o site do evento clicando aqui.

    A coordenadora geral da Unati, Terezinha Oliveira, afirma que “a comemoração mundial do Dia do Idoso recupera a importância dessa parcela da população, que é responsável pela constituição histórica do nosso passado e do nosso presente, portanto, fundamental para a existência das sociedades e, por conseguinte, de suas instituições”.

    Segundo ela, a Unati cumpre um papel importante ao dar espaço social para pessoas com mais de 60 anos, e com isso estimula a saúde mental e corpórea, o que em certa medida promove a longevidade. De acordo com a coordenadora, o conjunto de disciplinas pedagógicas, cursos livres e eventos de extensão que a Unati promove tendem a impactar positivamente na vida dos alunos à medida que abordam múltiplas questões sociais, psicológicas, físicas e até jurídicas (direitos dos idosos).

    Para o professor e neurocientista, Rafael Bruno Neto, que na sua vida acadêmica trata com questões ligadas ao envelhecimento saudável, é um prazer lecionar na Unati e falar diretamente com pessoas com mais de 60 anos.

    Alunos Unati

    A aposentada Elza Castro, 70 anos, é aluna assídua da Unati. Ela conta que tem aprendido muito sobre a importância de envelhecer bem. “Antes eu ficava em casa, sozinha enquanto meu marido já frequentava a universidade. Percebi que ele estava mais informado e mais alegre. Foi aí que tive a vontade de também fazer a universidade”.

    Elpidio Pereira Castro, 72 anos, marido da dona Elza, conta que ficou sabendo da Unati há cerca de dez anos, por meio da “propaganda boca a boca”. Logo se matriculou e desde então frequenta as aulas. E sempre comemora o Dia do Idoso, por trazer memórias positivas e fazê-lo sentir-se uma pessoa viva e com vontade de continuar a construir sua história como cidadão. É o que o médico, professor e aluno da Unati, Jougi Takahashi, 68 anos, chama de reativar a memória.

    Maria de Jesus Cano Miranda, 74 anos, outra aluna da Unati, ressalta que o Dia do Idoso é uma significativa. “É importante para lembrar que as pessoas com mais de 60 anos podem e devem ser incluídas na sociedade, com direitos e deveres como qualquer outra pessoa”.

    Sobre a Unati

    A Unati oferece, em média, 35 disciplinas por semestre no câmpus de Maringá, para as pessoas a partir de 60 anos. E está presente no câmpus de Cianorte, desde 2013. São oferecidos, gratuitamente, cursos em diversas áreas do conhecimento.

    A Unati oferece oportunidade para os alunos desenvolverem suas habilidades e competências. O programa acredita que a ampliação do conhecimento, da informação e da elevação do nível cultural permitirão maior participação social e política e a defesa dos direitos de cidadão. O público é caracterizado por sua diversidade de nível socioeconômico, escolaridade, idade, experiências de vida, capacidades fisiológicas e de condições físicas.

    Serviço:

    Jornada do Idoso 2022

    Data: 30 de setembro e 1º de outubro

    Local: Anfiteatro do Bloco B-33.

    Evento gratuito

    Consulte a programação no site clicando aqui

    Comentários estão fechados.