Proerd forma mil alunos da rede municipal e reforça prevenção às drogas

O Proerd, além de trabalhar a prevenção contra o uso de drogas, reforça a autoestima e contribui para a resolução de conflitos sem violência.

  • Manhã de confraternização para mil alunos da rede municipal que participaram nesta quinta-feira, 1º, da formatura da 2ª etapa do ′Programa Educacional de Resistência às Drogas′ (Proerd).

    A iniciativa, uma parceria da Secretaria de Educação (Seduc) com o Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, envolveu alunos do 5º ano de 17 escolas do município. O programa, além de trabalhar a prevenção contra o uso de drogas, reforça a autoestima e contribui para a resolução de conflitos sem violência.

    O prefeito Ulisses Maia participou da formatura e foi recebido calorosamente pelas crianças. Ele agradeceu o carinho dos estudantes, pais e professores que acompanhavam a formatura e destacou a importância do Proerd. “O trabalho das forças de segurança deve ser sempre preventivo e com auxílio da educação. Com o Proerd, trabalhamos para que as crianças conheçam os malefícios do uso das drogas, uma forma efetiva para coibir o crime”, afirmou.

    Por meio de 10 lições, aplicadas uma vez por semana aos alunos, o programa aborda temas como reforço da autoestima, pressão dos colegas para uso de drogas e a resolução de conflitos sem violência. “Essa é uma iniciativa importante para toda a comunidade, já que também trabalha o exercício da cidadania”, disse o superintendente da Secretaria de Educação, Ricardo Sardinha.

    O comandante do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, Ricardo Veiga Araújo, destacou a importância do apoio da gestão municipal para a realização do projeto. “Estamos ao lado da educação maringaense na construção de um futuro melhor. O conhecimento é fundamental para a transformação da sociedade e Maringá é uma cidade que valoriza a educação.

    Aluna da Escola Municipal Rosa Palmas Planas, Ingrid Portella da Silva, foi uma das quatro estudantes premiadas com redação destaque e ganhou uma bicicleta.

    Foto: Rafael Macri / PMM

    No texto, apresentado durante a formatura, ela destacou aprendizados importantes como o respeito aos colegas. “As crianças que participam do Proerd se tornam crianças seguras, com conhecimento para tomar boas decisões e ter bom comportamento. Eu sou uma dessas crianças”, disse.

    Foto: Rafael Macri / PMM

    Comentários estão fechados.