Maringá disponibiliza ′ortofoto′,imagem aérea detalhada do município

A ′ortofoto′ fornece medições, localizações reais e base para atualizações de cadastros e serviços.

  • Com o objetivo de promover a digitalização e agilizar os serviços, Maringá disponibilizou uma ′ortofoto′ de alta resolução com informações sobre as delimitações das quadras, lotes e vias do município, com memorial descritivo. Com uma escala de ampliação de 500/1, a imagem aérea poderá ser usada por secretarias municipais, órgãos públicos, empresas e comunidade.

     

    O trabalho foi feito pelo departamento de Geoprocessamento da Agência Maringá de Tecnologia e Inovação (Amtech), a partir de imagem cedida pelo Paraná Cidade, órgão do Governo do Paraná para o desenvolvimento urbano estadual, numa articulação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam) . “A ortofoto da área urbana de Maringá tem qualidade superior às imagens disponíveis no Google Maps, por exemplo, e não tem distorções. É uma ferramenta muito importante na atualização de diversos serviços públicos”, comenta o secretário da Amtech, Edney Mossambani.

     

    A ′ortofoto′ fornece medições, localizações reais e base para atualizações de cadastros e serviços, podendo ser utilizada para comparar o crescimento de construções, como prédios e casas, por exemplo, já que há imagens do antes e depois.

    Assim, os órgãos públicos podem atualizar de maneira real os dados dos imóveis cadastrados para cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Além disso, a ′ortofoto′ pode ser usada em outras áreas, como na segurança pública para instalação de câmeras de monitoramento, na arborização para o plantio de novas mudas, entre outros.

     

    Antes, uma imagem como essa só era disponibilizada na Praça de Atendimento do Paço Municipal, mediante abertura de protocolo. Agora, a ′ortofoto′ está disponível em poucos cliques, no site da Prefeitura.

     • Clique aqui para acessar a ′orfotofo′.  • Imagens comparativas de antes e depois: Clique aqui para ver. 

    Comentários estão fechados.