Prazo para solicitar IPTU Verde termina neste sábado, 30

IPTU Verde
Compartilhar

Com o IPTU Verde, proprietários de imóveis residenciais e terrenos que investem em ações de proteção ambiental podem ter redução do IPTU.
Foto: Thiago Louzada

Os proprietários de imóveis residenciais que investem em ações de proteção, preservação ou recuperação do meio ambiente têm até este sábado, 30, para solicitar o IPTU Verde. Com a iniciativa da Prefeitura de Maringá, os contribuintes podem obter uma redução do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de até 20%.

Até o momento, o município recebeu 561 novos pedidos. Desse total, 129 já foram atendidos e 437 estão em andamento. No ano passado, 1.824 contribuintes obtiveram o benefício. Neste caso, a renovação é feita de forma automática e não é necessário solicitar novamente.

A solicitação do benefício é feita exclusivamente pela internet, por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). O contribuinte pode fazer o pedido a qualquer momento e de qualquer lugar, de forma rápida. Como o prazo termina no sábado, 30, a Prefeitura de Maringá reforça que o último dia útil para tirar dúvidas presencialmente na Praça de Atendimento é sexta-feira, 29.

No SEI, o proprietário vai apresentar o pedido de forma individualizada para cada cadastro imobiliário, expondo as medidas que aplicou no imóvel ou terreno para preservação do meio ambiente e anexando os documentos necessários. Os condomínios podem fazer um único pedido para atender todas as unidades habitacionais. Confira aqui o passo a passo.

Entre os projetos mais comuns de proteção ambiental e que podem ser inscritos no IPTU Verde estão o sistema de captação da água da chuva, sistema de reuso de água, sistema de aquecimento hidráulico solar, sistema de aquecimento elétrico solar, construções com material sustentável, utilização de energia passiva, sistema de utilização de energia eólica, separação de resíduos sólidos, entre outros.


Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas