Maringá promove troca de experiências e conhecimento para 5,5 mil profissionais da educação

Foto: Vivian Silva/PMM

 

Maringá realiza nesta semana a Jornada Pedagógica de 2022. Serão dois dias de palestras e discussões nesta quinta (21) e sexta-feira (22) com a participação de 5,5 mil profissionais da rede municipal de educação.

 

Nesta edição, o palestrante será o poeta e escritor Bráulio Bessa. Com obras que destacam a cultura nordestina e a sabedoria popular, o escritor abordará o tema ′A importância da leitura na formação do sujeito′.

 

Serão ministradas quatro palestras totalizando 16 horas de formação para todos os servidores, operacionais, administrativos, motoristas, cuidadores, educadores infantis, professores e diretores. Os 5,5 mil profissionais serão divididos em quatros grupos.

 

Durante a palestra, Bráulio Bessa abordará temas como elementos da literatura, poesia, cordel e sabedoria popular, além de empreendedorismo e desenvolvimento de habilidades socioemocionais. O objetivo é promover a reflexão sobre a importância da leitura no processo de ensino e aprendizado, reforçando a qualidade da educação para os alunos da rede municipal. Além disso, promover o desenvolvimento pessoal e profissional aos servidores.

 

A secretária de Educação, Tania Periotto, explica que a Jornada Pedagógica é um momento importante para a formação dos profissionais. O objetivo é promover a capacitação de todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem, desde os servidores que não têm formação na área pedagógica e atendem os alunos de forma transversal, até os profissionais pertencentes às equipes pedagógicas.

 

“Os professores serão direcionados ao empreender no fazer pedagógico para que se sintam valorizados e motivados na condução de suas ações. No caso dos servidores administrativos e operacionais, o enfoque é proporcionar um ambiente de reflexões e trocas de experiências”, afirma Tania Periotto. Ela também destaca que profissionais capacitados e motivados representam mais qualidade no processo de ensino-aprendizagem e formação dos alunos.

 
Veja a programação:
 
Quinta-feira, 21/7 – Servidores administrativos e operacionais
Local: Teatro Marista
Palestra 1 – 8h30
Palestra 2 – 14h
 
Sexta-feira, 22/7 – Professores, educadores e equipes pedagógicas
Local: Vivaro Eventos
Palestra 3 – 8h30
Palestra 4 – 14h