Alunos da rede municipal transformam espaços escolares com práticas sustentáveis

Os alunos participam da transformação dos espaços escolares e aprendem sobre a preservação do meio ambiente e práticas sustentáveis.

  • Os alunos participam da transformação dos espaços escolares e aprendem sobre a preservação do meio ambiente e práticas sustentáveis.
    Foto: Divulgação / PMM

    Em Maringá, a rede municipal de educação proporciona experiências diversificadas e abre novas possibilidades para o presente e futuro. Os alunos participam de diversas atividades e desenvolvem o aprendizado de forma lúdica. Além disso, a metodologia adotada com foco na sustentabilidade incentiva os estudantes a pesquisarem e buscarem conhecimento por meio dos elementos do ambiente em que vivem.

    Da educação infantil, passando pelo ensino fundamental, até a Educação de Jovens e Adultos (EJA), os alunos participam da transformação dos espaços escolares e aprendem sobre a preservação do meio ambiente e práticas sustentáveis. Com os projetos ′Sustentare′, da educação infantil, e ′Escolas pelo Clima′, do ensino fundamental e EJA, a comunidade escolar realiza o plantio de flores, horta elevada de especiarias e outras ações.

    Na Escola Zuleide Samways Portes, no Jardim Alvorada, os alunos realizaram o plantio de girassóis, que deram uma nova cara para a instituição. Além disso, também participaram da elaboração de uma horta elevada de especiarias. O objetivo é pesquisar sobre as plantas e os benefícios medicinais.

    Na Escola Professora Odette Alcântara Rosa, no Parque Residencial Tuiuti, em parceria com o Viveiro Comunitário do Jardim Piatã, os estudantes do ensino fundamental também construíram um jardim na unidade e aprenderam sobre o cuidado com as plantas. Enquanto isso, os alunos da EJA proporcionaram novas cores para a unidade. Para instigar o aprendizado e desenvolver novas habilidades, eles reutilizaram materiais como pneus e outros elementos recicláveis para a transformação de espaços.

    “Quando falamos em preservar o meio ambiente, o primeiro passo é conhecer os elementos que estão ao nosso redor. Com essas atividades, os alunos, além de desenvolverem o aprendizado sobre elementos da natureza e aplicarem diversos conteúdos na prática, também se envolvem e participam da construção do ambiente escolar”, diz a secretária de Educação, Tania Periotto. Ela destaca que o envolvimento dos alunos com o ambiente escolar é fundamental para o processo de aprendizagem.

    Exposição para a Comunidade – As ações desenvolvidas na rede municipal têm ganhado destaque pela cidade. No mês de junho, voltado para a conscientização ambiental, os trabalhos foram expostos em diversos locais da cidade. Neste mês, a rede municipal ganha mais visibilidade com uma nova exposição das produções dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) no Maringá Park Shopping Center.

    A comunidade poderá conhecer as produções dos estudantes até 5 de agosto na praça de alimentação do shopping. A mostra é composta por fotografias e atividades realizadas por alunos no primeiro semestre.

    Comentários estão fechados.