Plano de Mobilidade Urbana será apresentado durante Conferência neste sábado

Imagem: Prefeitura de Maringá
Será realizada neste sábado, 9, entre 8h e 12h, no Auditório Hélio Moreira, a primeira Conferência Municipal de Mobilidade de Maringá.
 
Durante o evento, a Prefeitura vai apresentar o Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) e o projeto de lei do plano, que será encaminhado para votação na Câmara Municipal.
 
O PlanMob começou a ser elaborado em 2020 e envolveu pesquisas e participação popular. “O PlanMob aborda tanto aspectos de menor impacto, como a proibição de virar à esquerda em cruzamentos de avenidas, como também de reestruturação urbanística”, explica o secretário de Mobilidade Urbana (Semob), Gilberto Purpur.
 
Purpur destaca o processo de verticalização, que já é observado em algumas regiões da cidade. Construir prédios habitacionais nos eixos de comércio e serviços diminuiria o trajeto das viagens no transporte público e dos ciclistas pelas ciclovias, além de otimizar a rotina dos moradores, que estariam mais próximos do local de trabalho e com diversos serviços à disposição.
 

BIKES – As bicicletas e as ciclovias também estão inclusas no PlanMob, na aba “Políticas para Bicicleta em Maringá”. A gestão Ulisses Maia trabalha para ampliar a malha de ciclovias. Atualmente são 43 quilômetros, com planejamento para chegar a 57 km de ciclovia até 2024.

.• Confira o site do PlanMob .