Maringá disponibiliza vacina contra meningite para crianças de 5 a 10 anos e trabalhadores da saúde

Estendeu a aplicação da vacina contra meningite (Meningocócica C) para crianças de 5 a 10 anos nunca vacinadas e trabalhadores de saúde de qualquer idade. As doses já estão disponíveis nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos horários de vacinação de rotina (confira aqui). A medida, válida até fevereiro de 2023, atende à recomendação do Ministério da Saúde.

 

No calendário básico de vacinação, a vacina Meningocócica C já está disponível para crianças de 3 e 5 meses de vida, como primeira e segunda dose, e com uma de reforço aos 12 meses de idade. Agora, crianças entre 5 e 10 anos que por algum motivo perderam a oportunidade de receber a vacina nas idades indicadas, poderão ser vacinadas nesta ampliação temporária.

 
A vacina é contraindicada para gestantes e mulheres que estejam amamentando.

Para receber a vacina é necessário apresentar CPF e carteirinha de vacinação. No caso dos trabalhadores de saúde, também é necessário apresentar comprovação atualizada de trabalho (holerite, declaração ou carteira de trabalho).

 
A vacina Meningocócica ACWY, com apenas uma dose, também está inclusa no  calendário básico de vacinação, exclusivamente para crianças com 11 ou 12 anos de idade.