Festival Maringá Coffee Week comemora o Dia Nacional do Café

O Festival Maringá Coffee Week vai acontecer entre os dias 23 e 31 de maio, com cafeterias maringaenses oferecendo um menu especial.

  • O Festival Maringá Coffee Week será realizado até 31 de maio, com cafeterias maringaenses oferecendo um menu especial.
    Foto: Freepik

    No dia 24 de maio, é comemorado o Dia Nacional do Café no Brasil.

    O café, tão amado pelos brasileiros, é a segunda bebida mais consumida no Brasil e em todo o mundo, só ficando atrás da água.

    Em comemoração a essa data, nesta segunda-feira (23) começou a 2ª edição do Maringá Coffee Week, festival em que as cafeterias do município vão participar com  oferecer um menu especial até o dia 31 de maio: composto por uma bebida a base de café e uma comida; o combo vai ter o preço fixo de R$ 16,00.

    A iniciativa do Festival Maringá Coffee Week foi elaborada pelo barista e jornalista Diego Drush, inspirada por um desejo de que Maringá seja uma referência no café. “Ao ver que Maringá ganhava mais e mais cafeterias e vendo que há pessoas interessadas em consumir e aprender sobre o café, eu pensei que a cidade já estava preparada para ter um festival sobre cafeicultura”, explica Diego.

    Maringá, assim como outras cidades da região, surgiu a partir de fazendas com plantio de café, já que muitas famílias migraram para a cidade para trabalhar na cafeicultura. Ademais, as primeiras indústrias da época foram para beneficiamento do café.

    Além de ser importante para a história de Maringá e do Brasil de forma geral, sendo o país o maior exportador de café do mundo, a bebida tem também relevância cultural.

    “Ao realizar um festival como esse que, ao mesmo tempo impulsiona o comércio e faz um resgate histórico-cultural, a gente consegue gerar muitos benefícios tanto para a economia de Maringá, quanto na parte de turismo e cultura”, afirma Diego.

    Na edição desse ano, além do menu especial de bebidas a base de café e comida, também estão acontecendo oficinas, degustações e workshops, todos de forma gratuita, para focar mais na parte de educação e cultura.

    As cafeterias participantes são: Key West Coffee, Pluslife Café, Kings Café & Bar, The Kingdom, Sésamo Café, Mais1 Café, Scada Café, Go Coffee, Ciclo Mania Bikes & Coffee, Café Memo e Energy Coffee. Para mais informações sobre os menus servidos, basta acessar o site maringacoffeeweek.com.br ou o instagram @manifestocafe.

    Edição passada

    A primeira edição do Festival Maringá Coffee Week foi como um experimento, mas já obteve bons resultados. Segundo Diego Drush, as cafeterias participantes registraram um aumento de aproximadamente 70% de vendas durante a semana do festival.

    Sobre o dia Nacional do Café

    O Dia Nacional do Café é comemorado entre os brasileiros desde 2005, quando foi incluído no Calendário de Eventos do Brasil por iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), com o intuito de homenagear e valorizar esse produto tão amado no Brasil.

    A data para essa homenagem, 24 de maio, marca o início da colheita nas principais regiões cafeeiras do Brasil.

    O Brasil é o maior produtor de café do mundo e detém cerca de um terço da produção mundial, com 300 mil fazendas de café e uma área de 2,3 milhões de hectares voltados para os cafezais. O país também é o maior exportador de café.

    Comentários estão fechados.