Companhia de dança estreia espetáculo em casas de Maringá

A proposta é revisitar um trabalho homônimo de vídeo-dança feito em 2020, durante o isolamento social provocado pela pandemia.

  • Imagem: Aline Rodrigues

    No próximo dia 21, a CED (Cia Experimental de Dança) estreia um novo espetáculo, intitulado “Morada”. A proposta é revisitar um trabalho de vídeo-dança feito em 2020, durante o isolamento social provocado pela pandemia.

    Na ocasião, cada performer preparou e gravou cenas em sua própria casa e o resultado foi exibido em uma mostra online. Com a retomada das atividades, o vídeo serviu de inspiração para a criação de um novo trabalho, mas desta vez em formato presencial.

    O espetáculo de dança contemporânea traz inquietações individuais e coletivas dos/das intérpretes e convida a responder em conjunto diversas perguntas.

    Serão realizadas 16 apresentações ao vivo, em quatro residências diferentes e descentralizadas. São duas sessões por dia em cada local. Por serem apresentações com público limitado, a companhia optou por também transmitir as sessões via internet, fazendo lives nas redes sociais da companhia, já que cada cenário confere ao espetáculo um caráter único.

    Em cena estão André Miranda, Leonardo Fabiano e Ludmila Castanheira (que também assina a direção deste trabalho.

    “Alocar produções cênicas em ambientes alternativos, como casas e apartamentos, interessa não somente pelo caráter inventivo do feito, como pela partilha da experiência da casa enquanto lugar de aconchego. A escolha por nos afastar dos teatros da cidade configura-se como uma ação política de ampliação de acesso às artes da cidade. Mesmo ao ocuparmos residências que estejam próximas aos centros, estamos fazendo um convite a trocar com aqueles/as que não veem no edifício teatral um local de pertencimento”, explica a diretora.

    A cada troca de casa/bairro a cia oferecerá uma oficina gratuita e aberta ao público, sempre às 10h. Não há necessidade de inscrições prévias para as oficinas, apenas comparecer aos locais indicados e participar.

    Veja abaixo as datas e endereços:

    As apresentações serão às 18h30 e às 20h. O público será limitado a 15 pessoas.

    CASA 1:
    Apresentações nos dias 21 e 22 de maio
    Rua Pastor Anisio Francisco da Silva, nº 833, JD. Alvorada
    OFICINA 22/05: Praça Farroupilha

    CASA 2:
    Apresentações nos dias 04 e 05 de junho
    Rua Pioneiro Germano Lazaretti, nº 112, Jd. Copacabana
    OFICINA 05/06: Parque das Palmeiras.

    CASA 3:
    Apresentações nos dias 09 e 10 de junho
    Rua Pioneiro Marcelino Leonardo, nº 147, Res. Moreschi
    OFICINA 09/06: Praça Pioneiro Jacinto Ferreira Branco

    CASA 4:
    Apresentações nos dias 25 e 26 de junho
    Rua Pioneiro Anibal Borin, nº 774, Jd. Paris
    OFICINA 26/06: Praça Vítor Rodrigues Martins

    Comentários estão fechados.