Neste sábado, 9, tem Maringá Recicla na avenida Pedro Taques

Compartilhar

A Prefeitura de Maringá realiza o Programa Maringá Recicla neste sábado (9), com um mutirão de descarte correto de materiais, das 8h30 às 11h30, na Avenida Pedro Taques, 1381, Jardim Alvorada. A ação é realizada por meio da Secretaria de Limpeza Urbana e Instituto Ambiental.
 
Nessa iniciativa, os materiais que podem ser descartados são cartelas de medicamentos vazias, bijuterias usadas, esponjas de uso doméstico, sucatas eletrônicas, roupas e calçados usados em bom estado de conservação e óleo de cozinha pós-fritura.
 
Marisa Ereno, gerente de Educação Ambiental, explica que “os objetivos do projeto são a conscientização do público sobre o descarte correto, a geração de trabalho e renda para as cooperativas e a responsabilidade social, com o recolhimento de roupas e calçados que irão para o Provopar.”
 
DADOS
 
Em 2021, com os mutirões de descarte, a Prefeitura coletou mais de 1,8 tonelada de roupas e calçados usados que foram doadas para o Provopar; quase 500 esponjas de uso doméstico encaminhadas para um processo de logística reversa; mais de 120 kg de cartelas de medicamentos vazias entregues para coleta seletiva; 4,2 toneladas de sucata eletrônica expedidas para uma cooperativa; e 311 litros de óleo de cozinha pós-fritura transferidos para a reciclagem, com os valores convertidos em ração animal e posteriormente doados para uma Ong da cidade, e ainda 30 kg de bijuterias encaminhados para um projeto socioembiental.
 
No primeiro mutirão de 2022 foram coletados 650 kg de roupas usadas, 60 kg de material eletroeletrônico, mais de 140 unidades de esponjas de uso doméstico, 42 kg de cartelas de medicamentos vazias, 1,9 tonelada de sucata eletrônica, 102 litros de óleo de cozinha pós-fritura e quase 10 kg de bijuterias.
 
A Prefeitura informa que não recebe nos mutirões os seguintes descartes: pilhas, baterias, lâmpadas, cartelas com restos de medicamentos, latas com restos de tinta ou cola e cartucho/toner de impressora.
 
LOCAIS DE RECICLAGEM – Além dessa ação, a Prefeitura de Maringá elaborou um mapa interativo indicando os locais adequados para o descarte. Para ter acesso ao mapa, clique aqui.

Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas