Depois dois anos de restrição presencial por conta da Covid-19, a Câmara Municipal de Maringá retomou visitas guiadas.
Alunos do ensino médio do colégio Criarte, junto dos professores Lucas e Giovani, foram até o legislativo e acompanharam a sessão ordinária desta quinta-feira (07). Eles foram recebidos e conduzidos pelo coordenador da Escola Legislativa, Joaquim dos Santos.
A visita foi programada dentro da disciplina Projeto de Vida: Direito Civil. O professor de filosofia, Lucas Rodrigues, explica que nessa matéria os jovens aprendem sobre política, direitos civis, constituição dos três poderes e como funcionam na realidade, e já até discutiram sobre a constituição de 1988.
A turma é composta por estudantes do primeiro e segundo anos do ensino médio, e alguns deles serão eleitores esse ano. Eles puder desenvolver consciência de que o ato de votar em um vereador, por exemplo, é uma participação ativa na Câmara.
O professor Lucas disse que as impressões eperspectivas dos alunos, sobre a sessão na Câmara, serão debatidas em sala de aula, para que a turma desenvolva ainda mais o senso crítico sobre a importância dos direitos civis, seus papéis como cidadãos e como cobrar pelos seus direitos. “Quando a gente tem consciência do lugar em que estamos inseridos, conseguimos refletir melhor”, explica.
Ele ainda afirmou que vários pontos vistos durante a visitação poderão ser trabalhados com a turma, como a questão da representatividade feminina na política, já que os alunos foram guiados também para conhecer a Galeria Lilás.
Comentários estão fechados.